O USO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E DA LITERATURA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PRÁTICA INCLUSIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23156 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 456 "inscrito_id" => 653 "titulo" => "O USO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E DA LITERATURA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PRÁTICA INCLUSIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este trabalho propõe-se a realizar uma reflexão teórica com ênfase na importância da contação de história, tendo como suporte a literatura, para a discussão da temática Educação Especial e Inclusiva, no contexto da sala de aula da Educação Infantil. Na oportunidade refletimos sobre a experiência de estágio desenvolvida na disciplina Estágio Supervisionado II, realizada na Escola Municipal Severina Ernestina Abigail, localizada no Bairro Itans, no município de Caicó/RN, onde o objetivo era trabalhar em sala de aula a temática já mencionada através da contação de história a partir de literaturas infantis, que apresentam personagens com Necessidade Especiais, na busca por tornar a educação veículo de transformação não só do sujeito, mas da sociedade, na medida em que trazemos assuntos negligenciados para serem trabalhados com auxílio de recursos lúdicos e presentes no cotidiano das salas. As reflexões encontram respaldo teórico nos estudos de Ainscow (2009), Barreto (2009), Brasil (1998), Brito (2011), Coll (2006), Machado (2002) e Ribeiro (2009). Nossas reflexões salientam a necessidade de trabalhar a inclusão no âmbito escolar da maneira mais oportuna para cada espaço, sendo importante investir na formação continuada dos professores, sejam eles da educação especial ou não; repensar as parcerias que podem ser estabelecidas com a comunidade, assim como, com a Universidade; necessidades de mudanças e incorporação de teorias e práticas emancipatórias no projeto pedagógico-curricular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA., LITERATURA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID653_15092016212155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FIHAMA BRENDA LUCENA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "FIHAMA COSTA" "autor_email" => "fihama_brenda@outlook.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23156 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 456 "inscrito_id" => 653 "titulo" => "O USO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E DA LITERATURA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PRÁTICA INCLUSIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este trabalho propõe-se a realizar uma reflexão teórica com ênfase na importância da contação de história, tendo como suporte a literatura, para a discussão da temática Educação Especial e Inclusiva, no contexto da sala de aula da Educação Infantil. Na oportunidade refletimos sobre a experiência de estágio desenvolvida na disciplina Estágio Supervisionado II, realizada na Escola Municipal Severina Ernestina Abigail, localizada no Bairro Itans, no município de Caicó/RN, onde o objetivo era trabalhar em sala de aula a temática já mencionada através da contação de história a partir de literaturas infantis, que apresentam personagens com Necessidade Especiais, na busca por tornar a educação veículo de transformação não só do sujeito, mas da sociedade, na medida em que trazemos assuntos negligenciados para serem trabalhados com auxílio de recursos lúdicos e presentes no cotidiano das salas. As reflexões encontram respaldo teórico nos estudos de Ainscow (2009), Barreto (2009), Brasil (1998), Brito (2011), Coll (2006), Machado (2002) e Ribeiro (2009). Nossas reflexões salientam a necessidade de trabalhar a inclusão no âmbito escolar da maneira mais oportuna para cada espaço, sendo importante investir na formação continuada dos professores, sejam eles da educação especial ou não; repensar as parcerias que podem ser estabelecidas com a comunidade, assim como, com a Universidade; necessidades de mudanças e incorporação de teorias e práticas emancipatórias no projeto pedagógico-curricular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA., LITERATURA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID653_15092016212155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FIHAMA BRENDA LUCENA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "FIHAMA COSTA" "autor_email" => "fihama_brenda@outlook.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }