Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ENSINANDO POLÍGONOS A DEFICIENTES VISUAIS E VIDENTES UTILIZANDO O MULTIPLANO COMO RECURSO METODÓLOGICO

Palavra-chaves: INCLUSÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOMETRIA PLANA, MULTIPLANO, MULTIPLANO Comunicação Oral (CO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A educação inclusiva vem ganhando espaço nas nossas escolas, sabemos que ainda temos muito a ser melhorado, pois não se trata apenas de incluir os alunos nas salas de aulas regulares, mas dar educação de qualidade, pois a educação é um direito de todos. Incluir esses alunos no contexto escolar é um processo que deve ser realizado por todos que compõe a escola. Analisando algumas dificuldades de inclusão, desenvolvemos uma pesquisa que trabalha Geometria Plana com o conteúdo de polígonos utilizando o Multiplano como material manipulável com alunos deficientes visuais e videntes do Ensino Fundamental e Médio da EEEFM Senador Argemiro Figueiredo, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Essa pesquisa está ligada a um projeto maior em rede, Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), tendo três instituições envolvidas, UFMS UEPB e UFAL, de forma colaborativa. O Núcleo UEPB tem quatro equipes com temas distintos. Todas as equipes são compostas por cinco integrantes, um mestrando, dois graduandos e dois professores da educação básica, sendo as equipes de Calculadoras e Argumentação Matemática, Robótica e Educação Matemática, Provas e Demonstrações Matemáticas e Educação Matemática e Deficiência Visual. A equipe de Educação Matemática e Deficiência Visual desenvolveu uma proposta de atividades, onde as mesmas foram realizadas em agosto de 2015. A participação dos alunos com deficiência visual, e videntes, foi excelente. Percebemos no decorrer da pesquisa que o uso do material manipulável foi importante para que esses alunos interagissem entre eles e assimilassem melhor os conteúdos abordados. Entendemos que trabalhar com alunos deficientes visuais não tem sido uma tarefa fácil, pois a maioria dos professores não tem formação especifica para trabalhar com esses alunos. As secretarias não têm proporcionado capacitações para se desenvolver esses trabalhos. As escolas, por muitas vezes, não estão estruturadas a oferecer condições de inclusão aos alunos, principalmente na esfera pública. Palavras-chave: Inclusão, Educação Matemática, Geometria Plana, Multiplano, OBEDUC

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