A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O AEE NO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE, PB: ASPECTOS PRELIMINARES DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22548 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 940 "inscrito_id" => 554 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O AEE NO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE, PB: ASPECTOS PRELIMINARES DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "O trabalho se propõe apresentar aspectos preliminares de uma pesquisa em andamento realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire – GEPPF/UFPB, cujo objetivo é estudar a formação continuada de professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE no município de Campina Grande – PB, a pesquisa propõe uma intervenção pedagógica a ser realizada na rede municipal de ensino. Inicialmente destaca-se que para esse trabalho utilizamos uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. De acordo com Minayo (1998) a abordagem qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Tomamos como ponto de partida a coleta e análise dos dados da pesquisa, na qual além da leitura da realidade e mapeamento das demandas e necessidades do campo de pesquisa, se analisa os principais documentos regulatórios da política de educação especial, em geral, e da formação continuada de professores para o AEE, em particular, em seguida se discorre sobre o contexto da formação continuada de professores para o AEE em Campina Grande, por fim, se descreve sobre os caminhos já percorridos e a percorrer pela pesquisa em andamento, apontando aspectos preliminares de uma intervenção pedagógica. Para tanto, tomamos a categoria formação permanente de educadores em Freire, como eixo de análise, para Freire (1991) a formação permanente que se constitui, sobretudo na reflexão sobre a prática, se funda na inconclusão e no inacabamento do ser humano, pela busca permanente do ser mais. Como resultados parciais, trazemos a reflexão crítica da prática, o protagonismo dos professores e o repensar as práticas formativas na rede de ensino como basilares para uma intervenção pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, AEE, FORMAÇÃO PERMANENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID554_23102016180105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "GRAÇA LIMA" "autor_email" => "mgdelima1@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22548 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 940 "inscrito_id" => 554 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O AEE NO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE, PB: ASPECTOS PRELIMINARES DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "O trabalho se propõe apresentar aspectos preliminares de uma pesquisa em andamento realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire – GEPPF/UFPB, cujo objetivo é estudar a formação continuada de professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE no município de Campina Grande – PB, a pesquisa propõe uma intervenção pedagógica a ser realizada na rede municipal de ensino. Inicialmente destaca-se que para esse trabalho utilizamos uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. De acordo com Minayo (1998) a abordagem qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Tomamos como ponto de partida a coleta e análise dos dados da pesquisa, na qual além da leitura da realidade e mapeamento das demandas e necessidades do campo de pesquisa, se analisa os principais documentos regulatórios da política de educação especial, em geral, e da formação continuada de professores para o AEE, em particular, em seguida se discorre sobre o contexto da formação continuada de professores para o AEE em Campina Grande, por fim, se descreve sobre os caminhos já percorridos e a percorrer pela pesquisa em andamento, apontando aspectos preliminares de uma intervenção pedagógica. Para tanto, tomamos a categoria formação permanente de educadores em Freire, como eixo de análise, para Freire (1991) a formação permanente que se constitui, sobretudo na reflexão sobre a prática, se funda na inconclusão e no inacabamento do ser humano, pela busca permanente do ser mais. Como resultados parciais, trazemos a reflexão crítica da prática, o protagonismo dos professores e o repensar as práticas formativas na rede de ensino como basilares para uma intervenção pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, AEE, FORMAÇÃO PERMANENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID554_23102016180105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "GRAÇA LIMA" "autor_email" => "mgdelima1@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }