Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O AEE NO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE, PB: ASPECTOS PRELIMINARES DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, AEE, FORMAÇÃO PERMANENTE Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O trabalho se propõe apresentar aspectos preliminares de uma pesquisa em andamento realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire – GEPPF/UFPB, cujo objetivo é estudar a formação continuada de professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE no município de Campina Grande – PB, a pesquisa propõe uma intervenção pedagógica a ser realizada na rede municipal de ensino. Inicialmente destaca-se que para esse trabalho utilizamos uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. De acordo com Minayo (1998) a abordagem qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Tomamos como ponto de partida a coleta e análise dos dados da pesquisa, na qual além da leitura da realidade e mapeamento das demandas e necessidades do campo de pesquisa, se analisa os principais documentos regulatórios da política de educação especial, em geral, e da formação continuada de professores para o AEE, em particular, em seguida se discorre sobre o contexto da formação continuada de professores para o AEE em Campina Grande, por fim, se descreve sobre os caminhos já percorridos e a percorrer pela pesquisa em andamento, apontando aspectos preliminares de uma intervenção pedagógica. Para tanto, tomamos a categoria formação permanente de educadores em Freire, como eixo de análise, para Freire (1991) a formação permanente que se constitui, sobretudo na reflexão sobre a prática, se funda na inconclusão e no inacabamento do ser humano, pela busca permanente do ser mais. Como resultados parciais, trazemos a reflexão crítica da prática, o protagonismo dos professores e o repensar as práticas formativas na rede de ensino como basilares para uma intervenção pedagógica.

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