O presente artigo expõe os resultados de uma pesquisa sobre a formação inicial para a educação Especial na Educação Básica. Pensar a respeito da educação inclusiva de pessoas com necessidades educacionais especiais faz-nos criar um vinculo entre a formação do professor e as práticas pedagógicas existentes. Frente a essa atual realidade, o professor deve ser preparado para encarar a diversidade, o que nos remete a formação de professores. A proposta de Diretrizes para a formação de professores da educação básica chama a atenção para o papel do professor frente à atual compreensão da educação, cujo foco é a formação para o exercício pleno da cidadania. Objetivou promover a investigação a respeito dos saberes dos discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba, sobre práticas, estratégias, desenvolvimento e formação docente para inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. A metodologia utilizada foi de natureza quanti-qualitativa. Para coleta de informações optamos pela realização de um questionário estruturado com cinco questões, com 11 discentes. A pesquisa foi realizada no Centro de Ciências e Tecnologia, campus I da Universidade Estadual da Paraíba, localizado na cidade de Campina Grande-PB. Para os alunos de Licenciatura em Química. Com isso, foi possível perceber que a ausência na grade curricular de mais disciplina que tratem o tema de Educação Especial para licenciando em Química. Que ao enfrentar uma realidade desafiadora da educação inclusiva e diversidade, é necessário ter professores preparados, para muitos no primeiro ano da graduação tudo é visto de modo superficial.