A DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR E O ACOLHIMENTO A DIVERSIDADE
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22508 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 711 "inscrito_id" => 2448 "titulo" => "A DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR E O ACOLHIMENTO A DIVERSIDADE" "resumo" => "Segundo a Declaração de Salamanca (Brasil, 1994), expõe que as escolas declaradas inclusivas devem identificar e criar estratégias de responder às necessidades diversas de seus alunos, almejando uma educação de acesso, de respeito às potencialidades e limitações. A partir de então, desenvolve-se no Instituto Maria José Batista Lacerda (IMJOB), discussões acerca de direitos sociais, sobre diversas temáticas como, por exemplo, inclusão escolar. Para alcançar o objetivo propostos pretende compreender o processo de inclusão escolar diante da interação com o contexto da deficiência auditiva, foi realizada uma revisão sistemática de literatura. O procedimento metodológico deste trabalho centra-se por meio de uma análise e discussão bibliográfica da relevância da inclusão escolar destacando considerações sobre desafios e conquistas. Os descritores utilizados na pesquisa foram “deficiência auditiva ou surdez” e “inclusão escolar”. Diante desse contexto, os artigos obtidos trazem estudos que mostram a importância da inclusão de recursos adequando para a garantia de direitos de pessoas com deficiência auditiva. A partir da compreensão da importância de conhecer as limitações apresentadas pelos deficientes auditivos/surdos e a respeito do recurso adequado para garantia de seu direito a escolarização, fica nítido que a criança nesse contexto pode ser escolarizada em ambiente escolar regular, porém percebe-se que a inclusão de estudantes com deficiência na rede escola regular é regulamentada pela legislação, mas identifica ainda necessidades de ações que garantam espaços de aprendizagem para todos No que se refere a conclusão é de suma importância o conhecimento acerca das limitações existentes no contexto escolar e criação e/ou desenvolvimento de meios que possibilitem diminuir as possíveis lacunas que possam interferir no processo de aprendizagem, através do trabalho de inclusão escolar, expondo meios e recursos necessários a todos os alunos, para que possibilite a escola o cumprimento de sua função básica. Através da pesquisa realizada, percebeu-se que ainda existem limitações para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva/surdez no contexto escolar, diante de práticas profissionais evidenciadas. Porém há aspectos positivos, com as lutas o ganho do decreto de Lei que oficializou a Língua Brasileira de Sinais. Um dos pontos negativos a ser evidenciados é a pouca produção cientifica atualizada nessa versão de estudo, deixando assim uma defasagem na área teórica, proporcionando assim uma atuação relegada com pouca formação profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA AUDITIVA, INCLUSÃO ESCOLAR, DIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA7_ID2448_13102016165239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA DANIELLY CRUZ" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandra_danielly@hotma" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22508 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 711 "inscrito_id" => 2448 "titulo" => "A DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR E O ACOLHIMENTO A DIVERSIDADE" "resumo" => "Segundo a Declaração de Salamanca (Brasil, 1994), expõe que as escolas declaradas inclusivas devem identificar e criar estratégias de responder às necessidades diversas de seus alunos, almejando uma educação de acesso, de respeito às potencialidades e limitações. A partir de então, desenvolve-se no Instituto Maria José Batista Lacerda (IMJOB), discussões acerca de direitos sociais, sobre diversas temáticas como, por exemplo, inclusão escolar. Para alcançar o objetivo propostos pretende compreender o processo de inclusão escolar diante da interação com o contexto da deficiência auditiva, foi realizada uma revisão sistemática de literatura. O procedimento metodológico deste trabalho centra-se por meio de uma análise e discussão bibliográfica da relevância da inclusão escolar destacando considerações sobre desafios e conquistas. Os descritores utilizados na pesquisa foram “deficiência auditiva ou surdez” e “inclusão escolar”. Diante desse contexto, os artigos obtidos trazem estudos que mostram a importância da inclusão de recursos adequando para a garantia de direitos de pessoas com deficiência auditiva. A partir da compreensão da importância de conhecer as limitações apresentadas pelos deficientes auditivos/surdos e a respeito do recurso adequado para garantia de seu direito a escolarização, fica nítido que a criança nesse contexto pode ser escolarizada em ambiente escolar regular, porém percebe-se que a inclusão de estudantes com deficiência na rede escola regular é regulamentada pela legislação, mas identifica ainda necessidades de ações que garantam espaços de aprendizagem para todos No que se refere a conclusão é de suma importância o conhecimento acerca das limitações existentes no contexto escolar e criação e/ou desenvolvimento de meios que possibilitem diminuir as possíveis lacunas que possam interferir no processo de aprendizagem, através do trabalho de inclusão escolar, expondo meios e recursos necessários a todos os alunos, para que possibilite a escola o cumprimento de sua função básica. Através da pesquisa realizada, percebeu-se que ainda existem limitações para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva/surdez no contexto escolar, diante de práticas profissionais evidenciadas. Porém há aspectos positivos, com as lutas o ganho do decreto de Lei que oficializou a Língua Brasileira de Sinais. Um dos pontos negativos a ser evidenciados é a pouca produção cientifica atualizada nessa versão de estudo, deixando assim uma defasagem na área teórica, proporcionando assim uma atuação relegada com pouca formação profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA AUDITIVA, INCLUSÃO ESCOLAR, DIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA7_ID2448_13102016165239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA DANIELLY CRUZ" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandra_danielly@hotma" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }