Segundo a Declaração de Salamanca (Brasil, 1994), expõe que as escolas declaradas inclusivas devem identificar e criar estratégias de responder às necessidades diversas de seus alunos, almejando uma educação de acesso, de respeito às potencialidades e limitações. A partir de então, desenvolve-se no Instituto Maria José Batista Lacerda (IMJOB), discussões acerca de direitos sociais, sobre diversas temáticas como, por exemplo, inclusão escolar. Para alcançar o objetivo propostos pretende compreender o processo de inclusão escolar diante da interação com o contexto da deficiência auditiva, foi realizada uma revisão sistemática de literatura. O procedimento metodológico deste trabalho centra-se por meio de uma análise e discussão bibliográfica da relevância da inclusão escolar destacando considerações sobre desafios e conquistas. Os descritores utilizados na pesquisa foram “deficiência auditiva ou surdez” e “inclusão escolar”. Diante desse contexto, os artigos obtidos trazem estudos que mostram a importância da inclusão de recursos adequando para a garantia de direitos de pessoas com deficiência auditiva. A partir da compreensão da importância de conhecer as limitações apresentadas pelos deficientes auditivos/surdos e a respeito do recurso adequado para garantia de seu direito a escolarização, fica nítido que a criança nesse contexto pode ser escolarizada em ambiente escolar regular, porém percebe-se que a inclusão de estudantes com deficiência na rede escola regular é regulamentada pela legislação, mas identifica ainda necessidades de ações que garantam espaços de aprendizagem para todos No que se refere a conclusão é de suma importância o conhecimento acerca das limitações existentes no contexto escolar e criação e/ou desenvolvimento de meios que possibilitem diminuir as possíveis lacunas que possam interferir no processo de aprendizagem, através do trabalho de inclusão escolar, expondo meios e recursos necessários a todos os alunos, para que possibilite a escola o cumprimento de sua função básica. Através da pesquisa realizada, percebeu-se que ainda existem limitações para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva/surdez no contexto escolar, diante de práticas profissionais evidenciadas. Porém há aspectos positivos, com as lutas o ganho do decreto de Lei que oficializou a Língua Brasileira de Sinais. Um dos pontos negativos a ser evidenciados é a pouca produção cientifica atualizada nessa versão de estudo, deixando assim uma defasagem na área teórica, proporcionando assim uma atuação relegada com pouca formação profissional.