STOP MOTION E A EDUCAÇÃO: A SENSIBILIZAÇÃO CONTRA UM VILÃO DA SOCIEDADE
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23288 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 792 "inscrito_id" => 3364 "titulo" => "STOP MOTION E A EDUCAÇÃO: A SENSIBILIZAÇÃO CONTRA UM VILÃO DA SOCIEDADE" "resumo" => "O presente artigo é um relato de experiência de um projeto elaborado e desenvolvido em uma escola periférica no município de Ponta Porã-MS, com estudantes do 3° ano do ensino fundamental, visando a inclusão das tecnologias educacionais na resolução de problemas do cotidiano escolar e da comunidade onde é situada a escola. Objetiva-se explicitar como foi possível mesmo com poucos recursos tecnológicos desenvolver atividades de aprendizagem significativa, utilizando o Stop Motion para auxiliar na sensibilização dos educandos a respeito de um problema de saúde nacional, que é a proliferação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti) que além de transmitir a dengue, está transmitindo outras diversas doenças. Visando a consolidação de uma prática pedagógica diferenciada, a experiência na escola resultou em uma história de super-heróis feita pelas crianças feita pelas crianças, que com toda a criatividade e imaginação desenharam, designaram poderes e inventaram os heróis que acabariam com o mosquito da dengue e orientariam as pessoas a respeito da prevenção desta doença. A história nomeada por estes estudantes de: A Super Liga Contra a Dengue ganhou vida nos flashs que se tornou um vídeo onde estas crianças deram vida aos personagens que criaram e atuaram como heróis da sociedade contra o mosquito, de acordo com os desenhos feitos por eles e seus respectivos poderes. O projeto que surgiu na disciplina de novas tecnologias educacionais, em parceria com o grupo NERDS da Fronteira da UFMS- Campus de Ponta Porã, além de ter como principal foco levar tecnologia à escola, também nos possibilitou enxergar que a tecnologia já está imersa no campo educacional, mesmo sendo um desafio é notório que se faz aprendizagem significativa e para além disso, sensibilizadora, pois, o projeto atendeu as necessidades da escola e alcançou o objetivo de levar tecnologia para então auxiliar no processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, STOP MOTION, SENSIBILIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID3364_17102016181834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DRIELLY SINARA DE CASTRO PORTA" "autor_nome_curto" => "DRIELLY DE C." "autor_email" => "driellydecastro@gmail.com" "autor_ies" => "UFMS- CAMPUS DE PONTA PORÃ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23288 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 792 "inscrito_id" => 3364 "titulo" => "STOP MOTION E A EDUCAÇÃO: A SENSIBILIZAÇÃO CONTRA UM VILÃO DA SOCIEDADE" "resumo" => "O presente artigo é um relato de experiência de um projeto elaborado e desenvolvido em uma escola periférica no município de Ponta Porã-MS, com estudantes do 3° ano do ensino fundamental, visando a inclusão das tecnologias educacionais na resolução de problemas do cotidiano escolar e da comunidade onde é situada a escola. Objetiva-se explicitar como foi possível mesmo com poucos recursos tecnológicos desenvolver atividades de aprendizagem significativa, utilizando o Stop Motion para auxiliar na sensibilização dos educandos a respeito de um problema de saúde nacional, que é a proliferação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti) que além de transmitir a dengue, está transmitindo outras diversas doenças. Visando a consolidação de uma prática pedagógica diferenciada, a experiência na escola resultou em uma história de super-heróis feita pelas crianças feita pelas crianças, que com toda a criatividade e imaginação desenharam, designaram poderes e inventaram os heróis que acabariam com o mosquito da dengue e orientariam as pessoas a respeito da prevenção desta doença. A história nomeada por estes estudantes de: A Super Liga Contra a Dengue ganhou vida nos flashs que se tornou um vídeo onde estas crianças deram vida aos personagens que criaram e atuaram como heróis da sociedade contra o mosquito, de acordo com os desenhos feitos por eles e seus respectivos poderes. O projeto que surgiu na disciplina de novas tecnologias educacionais, em parceria com o grupo NERDS da Fronteira da UFMS- Campus de Ponta Porã, além de ter como principal foco levar tecnologia à escola, também nos possibilitou enxergar que a tecnologia já está imersa no campo educacional, mesmo sendo um desafio é notório que se faz aprendizagem significativa e para além disso, sensibilizadora, pois, o projeto atendeu as necessidades da escola e alcançou o objetivo de levar tecnologia para então auxiliar no processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, STOP MOTION, SENSIBILIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID3364_17102016181834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DRIELLY SINARA DE CASTRO PORTA" "autor_nome_curto" => "DRIELLY DE C." "autor_email" => "driellydecastro@gmail.com" "autor_ies" => "UFMS- CAMPUS DE PONTA PORÃ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }