: Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado concluída pela universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias de Portugal, tendo como resultado estudo de uma pesquisa de caráter observatório que procurou descobrir as causas e os porquês das dificuldades encontradas pelos professores do 6º ano, com relação ao processo de alfabetização dos alunos, em especial os da zona rural, do município de Touros R/N, que apresentavam defasagem de leitura e escrita, bem como na interpretação e produção textual. Os dados foram coletados através de questionários, de diálogo e observações por meio de visitas as famílias discentes, com os professores dos mesmos e os sujeitos em questão, Procurou-se fazer uma análise sobre os reais motivos que impedem a construção do conhecimento dos alunos e dificuldades registradas pelos professores que atuam nessa série/ano. Considerando, que a alfabetização é um processo fundamental na vida do sujeito, que da mesma depende sua formação profissional e participação nas questões sociais. Os resultados da pesquisa demostra também fragilidade nas políticas educacionais oferecidas pelo governo que de nada incentiva a aprendizagem e sim assegura a permanência do aluno na escola e esta por sua vez trabalha em grande parte sem apoio da família que passa sua responsabilidade que seja do aprendizado, quer seja da educação de seus filhos para a instituição escolar. Dessa forma torna-se evidente a necessidade de mais implementações nas políticas públicas, que permitam a requalificação de escola bem como, o modelo de estratégias para atender a alfabetização de todos os sujeitos, envolvidos num olhar de uma escola multicultural.