Este artigo tem por objetivo apresentar dados iniciais da nossa pesquisa de Mestrado, intitulada por: Educação em Direitos Humanos e a Inclusão Escolar de um aluno cego na Educação Básica de Mossoró/RN: Concepções e Práticas, trazendo um diálogo embasado na análise e reflexão sobre as práticas pedagógicas de um grupo de professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental com vistas a inclusão educacional de um aluno cego sob o olhar da Educação em Direitos Humanos. Para o desenvolvimento da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como método o Estudo de Caso Instrumental (STAKE, 2010). Os dados serão construídos por meio da entrevista semi-estruturada aplicada com professores de uma escola pública do município de Mossoró/RN, que desenvolvem suas práticas pedagógicas junto a um aluno que se encontra na condição de cegueira. A Leitura, Interpretação e Análise dos dados serão realizadas com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e nas ideias dos autores que fundamentam o objeto de estudo, tais como: HORTA (2000); CANDAU (2000); GADOTTI (2004); SILVA (2008). Sendo assim, entendemos que os resultados alcançados contribuirão para uma reflexão sobre a importância de se formar docentes sob a ótica de uma educação pautada nos princípios da luta e garantia dos direitos humanos, tendo na inclusão escolar um caminho viável para alcançar uma educação emancipatória.