O presente trabalho tem como finalidade abordar a importância da experiência adquirida na participação dos acadêmicos interessados na docência do ensino superior nos programas de monitoria oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Será traçado um panorama das atribuições desempenhadas pelo aluno monitor, enfocando a assistência aos alunos e a importância dos conhecimentos adquiridos junto ao professor orientador. A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino fundamental, médio e superior, onde é refletido em maior intensidade sua dificuldade nos cursos de graduação ocasionados pela deficiência na escolaridade básica. É notória a dificuldade de aprendizado dos alunos em relação a essa disciplina, sendo considerada por estes como uma das disciplinas mais difíceis. O estudante formado no curso de licenciatura em química e química industrial deve estar ciente dos obstáculos, para que venha a desenvolver métodos que possam minimizar ou sanar essa problemática, de forma que é realizada através de métodos para facilitar a compreensão e aprendizado do aluno. Nesse contexto a monitoria acadêmica surge como uma grande aliada, pois, ainda no âmbito acadêmico, permite uma primeira vivência como professor ou orientador. Este projeto foi desenvolvido tendo por objetivo avaliar a relevância da monitoria acadêmica para a formação do aluno durante seu curso de graduação, como sua eficácia sobre os alunos assistidos pelos monitores. O trabalho foi realizado através de questionários com os alunos assistidos pelos atuais monitores de forma a diagnosticar a eficácia do programa de monitoria acadêmica. Os resultados dos questionários indicaram que o programa contribuiu na formação acadêmica e na melhoria do aprendizado. Com relação aos alunos assistidos pelos atuais monitores, a maioria ressaltou a boa participação dos mesmos, no entanto os monitorados ainda ressaltam que deve haver um maior contato extra laboratorial do monitor, enquanto aluno, com eles, os estudantes auxiliados. Desta maneira percebe-se que a monitoria acadêmica alcança em parte seus objetivos, pois melhora a formação acadêmica e o aprendizado do aluno monitor bem como promove a interação deste com outras turmas. O aluno-monitor ou simplesmente monitor é o estudante que, interessado em desenvolver-se, aproxima-se de uma disciplina ou área de conhecimento e junto a ela realiza pequenas tarefas ou trabalhos que contribuem para o ensino. Consiste em auxiliar nas aulas práticas, que são realizadas em laboratórios, ou pode ser voltado para as disciplinas teóricas, onde são disponibilizados horários de atendimento ao aluno e também se realiza o planejamento das aulas com o professor. Os ensinamentos adquiridos junto ao professor orientador e aos alunos monitorados integram-se à carga intelectual e social do aluno monitor, revelando-lhe novos horizontes e perspectivas acadêmicas. Acredita-se que o laboratório vivido na monitoria serve para despertar vocações. De acordo com o Senado Federal, a criação do sistema universitário federal brasileiro, que teve início em 1968, a universidade brasileira buscou um conjunto de normas para regulamentar esse sistema. Foi a lei Federal nº. 5.540, de 28 de novembro de 1968, que fixou normas de funcionamento do ensino superior e instituiu em seu artigo 41 a monitoria acadêmica.