A disciplina de Educação Especial se constitui como uma importante área de conhecimento para a promoção da inclusão social, principalmente em um país com uma enorme quantidade de “diferenças” sociais e culturais. O Brasil, além de contar com uma grande variedade étnico-racial, apresenta um elevado índice de pessoas com diferentes tipos de deficiência (6,2%, IBGE, 2105). Acreditando que a escola é um dos espaços mais importantes para fomentar as práticas de inclusão social e romper com a discriminação, entendemos que a formação do professor necessita de aspectos relacionados à educação especial para o melhor atendimento as necessidades educacionais especiais desta população brasileira. A pesquisa foi realizada com 29 alunos dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, Campus II (Areia-PB) que estão cursando a disciplina Educação Especial, a fim de analisar a importância dos conteúdos fundamentais da disciplina para a formação profissional e pessoal destes futuros professores, bem como, analisar o grau de preparação dos participantes para lidar com pessoas com necessidades educativas especiais. Após a análise dos dados, foi possível observar que os entrevistados consideram importantes os conceitos aprendidos em sala de aula, apontando também, que a disciplina deveria ser ofertada, mesmo que de forma optativa, aos cursos de bacharelado. Contudo, observamos também, que durante a formação básica dos alunos, poucos elementos da educação inclusiva são estudados, sendo que, a maioria dos alunos, tem contato com esta área apenas no ensino superior com a disciplina de educação especial; constata-se também que apenas 3% dos entrevistados se consideram preparados para lidar com alunos com deficiência antes de concluírem a referida disciplina. O que nos permite afirmar que a educação especial como disciplina nos cursos de licenciaturas é fundamental para a formação de futuros professores e demais profissionais, pois contribui para o reconhecimento da diversidade humana, o direito de todos aos diferentes segmentos sociais e a equidade de condições, além de construir uma sociedade mais justa e solidária.