Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O CONHECIMENTO DA SOCIEDADE SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: CME, POLÍTICAS PÚBLICAS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
0 of 0
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23088 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 1940 "titulo" => "O CONHECIMENTO DA SOCIEDADE SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO" "resumo" => "A gestão democrática da educação constitui um princípio legal assegurado pela Constituição Federal de 1988 estando presente, também, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96, tendo por premissa a participação da sociedade civil debatendo, discutindo e colaborando com os sistemas sócio-políticos existentes na esfera pública. No âmbito do Conselho Municipal de Educação – CME deve abranger os mais diversos segmentos sociais existentes no município. Este trabalho tem por objetivo geral realizar o levantamento do nível de conhecimento da sociedade sobre a existência do Conselho Municipal de Educação no município de Arara – PB, além de analisar o papel deste órgão e a sua contribuição na formulação e no acompanhamento das políticas públicas de educação, a forma de gestão, a participação social e o processo de transparência, além de descrever as ações e os impactos decorrentes das reuniões realizadas pelo mesmo. Visa também orientar e contribuir para a efetiva participação dos diversos atores sociais. A metodologia adotada segue os parâmetros de Gil (1996) e Vergara (2006), para tanto foi desenvolvida uma pesquisa junto a vinte pessoas que responderam a um questionário estruturado. A partir daí, tornou-se possível conhecer a percepção da sociedade ararense a cerca do CME do município. Conclui-se, portanto, que existem lacunas que necessitam de maior atenção e transparência por parte do poder público além da formação e educação de atores sociais mais atuantes.A gestão democrática da educação constitui um princípio legal assegurado pela Constituição Federal de 1988 estando presente, também, na Lei de Diretrizes e Base" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CME, POLÍTICAS PÚBLICAS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID1940_31082016003157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLICERINALDO DE SOUSA GOMES" "autor_nome_curto" => "GLICERINALDO" "autor_email" => "glicerinaldo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23088 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 1940 "titulo" => "O CONHECIMENTO DA SOCIEDADE SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO" "resumo" => "A gestão democrática da educação constitui um princípio legal assegurado pela Constituição Federal de 1988 estando presente, também, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96, tendo por premissa a participação da sociedade civil debatendo, discutindo e colaborando com os sistemas sócio-políticos existentes na esfera pública. No âmbito do Conselho Municipal de Educação – CME deve abranger os mais diversos segmentos sociais existentes no município. Este trabalho tem por objetivo geral realizar o levantamento do nível de conhecimento da sociedade sobre a existência do Conselho Municipal de Educação no município de Arara – PB, além de analisar o papel deste órgão e a sua contribuição na formulação e no acompanhamento das políticas públicas de educação, a forma de gestão, a participação social e o processo de transparência, além de descrever as ações e os impactos decorrentes das reuniões realizadas pelo mesmo. Visa também orientar e contribuir para a efetiva participação dos diversos atores sociais. A metodologia adotada segue os parâmetros de Gil (1996) e Vergara (2006), para tanto foi desenvolvida uma pesquisa junto a vinte pessoas que responderam a um questionário estruturado. A partir daí, tornou-se possível conhecer a percepção da sociedade ararense a cerca do CME do município. Conclui-se, portanto, que existem lacunas que necessitam de maior atenção e transparência por parte do poder público além da formação e educação de atores sociais mais atuantes.A gestão democrática da educação constitui um princípio legal assegurado pela Constituição Federal de 1988 estando presente, também, na Lei de Diretrizes e Base" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CME, POLÍTICAS PÚBLICAS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID1940_31082016003157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLICERINALDO DE SOUSA GOMES" "autor_nome_curto" => "GLICERINALDO" "autor_email" => "glicerinaldo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A gestão democrática da educação constitui um princípio legal assegurado pela Constituição Federal de 1988 estando presente, também, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96, tendo por premissa a participação da sociedade civil debatendo, discutindo e colaborando com os sistemas sócio-políticos existentes na esfera pública. No âmbito do Conselho Municipal de Educação – CME deve abranger os mais diversos segmentos sociais existentes no município. Este trabalho tem por objetivo geral realizar o levantamento do nível de conhecimento da sociedade sobre a existência do Conselho Municipal de Educação no município de Arara – PB, além de analisar o papel deste órgão e a sua contribuição na formulação e no acompanhamento das políticas públicas de educação, a forma de gestão, a participação social e o processo de transparência, além de descrever as ações e os impactos decorrentes das reuniões realizadas pelo mesmo. Visa também orientar e contribuir para a efetiva participação dos diversos atores sociais. A metodologia adotada segue os parâmetros de Gil (1996) e Vergara (2006), para tanto foi desenvolvida uma pesquisa junto a vinte pessoas que responderam a um questionário estruturado. A partir daí, tornou-se possível conhecer a percepção da sociedade ararense a cerca do CME do município. Conclui-se, portanto, que existem lacunas que necessitam de maior atenção e transparência por parte do poder público além da formação e educação de atores sociais mais atuantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.