O Ordenamento Jurídico brasileiro prevê o direito a educação como um direito humano fundamental, e a Dignidade Humana como princípio estruturante. Além disto, o reconhecimento do direito a educação e da importância da educação em direitos humanos pelo direito encontram suas raízes em tempos bem mais remotos. Ainda assim, mesmo após esse processo de reconhecimento e positivação constatamos que o Direito a educação não é efetivado de forma plena. Nessa perspectiva, compreender o significado atual do direito a educação e da educação em direitos humanos como uma ferramenta de transformação social e inclusão por meio de projetos como PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM é de extrema importância para entender os obstáculos, a sua plena efetivação. Isto posto, com fulcro na legislação nacional e internacional, a partir da análise das evoluções conceituais da educação como Direito Humano e por intermédio de uma análise da história dos Direitos Humanos no Mundo e no Brasil. Esse artigo se propõe a discutir a relevância do programa PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM como uma ferramenta de inclusão, de materialização da igualdade material e promoção de Direitos humanos, à medida que promove o egresso dos jovens de baixa renda nas universidades. Para tanto, utilizamos como metodologia o levantamento bibliográfico, a análise de conteúdo da doutrina e da legislação vigente, adotando um raciocínio dedutivo e uma perspectiva interdisciplinar, em razão da interface entre Direito e Sociológica. Por fim, pretendemos destacar a importância e poder de transformação que a educação inclusiva e dos direitos humanos na vida desses jovens e adultos, bem como, a necessidade de ampliação desses projetos, com a capacitação dos profissionais envolvidos, melhoria da estrutura, uma vez que os mesmos promovem a efetiva inclusão, a igualdade material e justiça social.