Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PROGRAMA PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO, PROMOÇÃO DE DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO DOS JOVENS DE BAIXA RENDA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE E VIZINH

Palavra-chaves: DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM, INCLUSÃO, Comunicação Oral (CO) GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23141
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 207
    "inscrito_id" => 719
    "titulo" => "O PROGRAMA PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO, PROMOÇÃO DE DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO DOS JOVENS DE BAIXA RENDA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE E VIZINH"
    "resumo" => "O Ordenamento Jurídico brasileiro prevê o direito a educação como um direito humano fundamental, e a Dignidade Humana como princípio estruturante. Além disto, o reconhecimento do direito a educação e da importância da educação em direitos humanos pelo direito encontram suas raízes em tempos bem mais remotos. Ainda assim, mesmo após esse processo de reconhecimento e positivação constatamos que o Direito a educação não é efetivado de forma plena.  Nessa perspectiva, compreender o significado atual do direito a educação e da educação em direitos humanos como uma ferramenta de transformação social e inclusão por meio de projetos como PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM é de extrema importância para entender os obstáculos, a sua plena efetivação. Isto posto, com fulcro na legislação nacional e internacional, a partir da análise das evoluções conceituais da educação como Direito Humano e por intermédio de uma análise da história dos Direitos Humanos no Mundo e no Brasil. Esse artigo se propõe a discutir a relevância do programa PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM como uma ferramenta de inclusão, de materialização da igualdade material e promoção de Direitos humanos, à medida que promove o egresso dos jovens de baixa renda nas universidades. Para tanto, utilizamos como metodologia o levantamento bibliográfico, a análise de conteúdo da doutrina e da legislação vigente, adotando um raciocínio dedutivo e uma perspectiva interdisciplinar, em razão da interface entre Direito e Sociológica. Por fim, pretendemos destacar a importância e poder de transformação que a educação inclusiva e dos direitos humanos na vida desses jovens e adultos, bem como, a necessidade de ampliação desses projetos, com a capacitação dos profissionais envolvidos, melhoria da estrutura, uma vez que os mesmos promovem a efetiva inclusão, a igualdade material e justiça social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM, INCLUSÃO,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA12_ID719_01092016141547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PETRÚCIO ARAÚJO REGES"
    "autor_nome_curto" => "PETRÚCIO REGES"
    "autor_email" => "petrucio_araujo@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23141
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 207
    "inscrito_id" => 719
    "titulo" => "O PROGRAMA PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO, PROMOÇÃO DE DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO DOS JOVENS DE BAIXA RENDA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE E VIZINH"
    "resumo" => "O Ordenamento Jurídico brasileiro prevê o direito a educação como um direito humano fundamental, e a Dignidade Humana como princípio estruturante. Além disto, o reconhecimento do direito a educação e da importância da educação em direitos humanos pelo direito encontram suas raízes em tempos bem mais remotos. Ainda assim, mesmo após esse processo de reconhecimento e positivação constatamos que o Direito a educação não é efetivado de forma plena.  Nessa perspectiva, compreender o significado atual do direito a educação e da educação em direitos humanos como uma ferramenta de transformação social e inclusão por meio de projetos como PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM é de extrema importância para entender os obstáculos, a sua plena efetivação. Isto posto, com fulcro na legislação nacional e internacional, a partir da análise das evoluções conceituais da educação como Direito Humano e por intermédio de uma análise da história dos Direitos Humanos no Mundo e no Brasil. Esse artigo se propõe a discutir a relevância do programa PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM como uma ferramenta de inclusão, de materialização da igualdade material e promoção de Direitos humanos, à medida que promove o egresso dos jovens de baixa renda nas universidades. Para tanto, utilizamos como metodologia o levantamento bibliográfico, a análise de conteúdo da doutrina e da legislação vigente, adotando um raciocínio dedutivo e uma perspectiva interdisciplinar, em razão da interface entre Direito e Sociológica. Por fim, pretendemos destacar a importância e poder de transformação que a educação inclusiva e dos direitos humanos na vida desses jovens e adultos, bem como, a necessidade de ampliação desses projetos, com a capacitação dos profissionais envolvidos, melhoria da estrutura, uma vez que os mesmos promovem a efetiva inclusão, a igualdade material e justiça social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM, INCLUSÃO,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA12_ID719_01092016141547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PETRÚCIO ARAÚJO REGES"
    "autor_nome_curto" => "PETRÚCIO REGES"
    "autor_email" => "petrucio_araujo@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O Ordenamento Jurídico brasileiro prevê o direito a educação como um direito humano fundamental, e a Dignidade Humana como princípio estruturante. Além disto, o reconhecimento do direito a educação e da importância da educação em direitos humanos pelo direito encontram suas raízes em tempos bem mais remotos. Ainda assim, mesmo após esse processo de reconhecimento e positivação constatamos que o Direito a educação não é efetivado de forma plena. Nessa perspectiva, compreender o significado atual do direito a educação e da educação em direitos humanos como uma ferramenta de transformação social e inclusão por meio de projetos como PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM é de extrema importância para entender os obstáculos, a sua plena efetivação. Isto posto, com fulcro na legislação nacional e internacional, a partir da análise das evoluções conceituais da educação como Direito Humano e por intermédio de uma análise da história dos Direitos Humanos no Mundo e no Brasil. Esse artigo se propõe a discutir a relevância do programa PRÉ-VEST/ PRÓ-ENEM como uma ferramenta de inclusão, de materialização da igualdade material e promoção de Direitos humanos, à medida que promove o egresso dos jovens de baixa renda nas universidades. Para tanto, utilizamos como metodologia o levantamento bibliográfico, a análise de conteúdo da doutrina e da legislação vigente, adotando um raciocínio dedutivo e uma perspectiva interdisciplinar, em razão da interface entre Direito e Sociológica. Por fim, pretendemos destacar a importância e poder de transformação que a educação inclusiva e dos direitos humanos na vida desses jovens e adultos, bem como, a necessidade de ampliação desses projetos, com a capacitação dos profissionais envolvidos, melhoria da estrutura, uma vez que os mesmos promovem a efetiva inclusão, a igualdade material e justiça social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.