A EMPATIA NO PROCESSES DE ENSINO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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A compreensão do objeto de estudo foi realizada a partir de uma abordagem teórica ancorada em Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Paulo Freire, Waal Frans, e António Damásio. O trabalho de campo foi realizado mediante a aplicação de um inventário fechado; a metodologia de pesquisa foi quantitativa e qualitativa. Inicialmente foi aplicado o Inventário de Educação Emocional Gonsalves para cinquenta educandos do curso de Pedagogia, sendo vinte e cinco estudantes do primeiro período do curso de pedagogia e vinte e cinco concluintes do mesmo curso. No segundo momento, foi utilizada a metodologia qualitativa para lapidar as informações iluminadas na primeira etapa. Os resultados produzidos demostraram a necessidade de investir na Educação Emocional na formação do pedagogo; pois, apresentou uma dificuldade maior dos estudantes do último período em acessar a emoção empatia em determinadas situações com relação aos estudantes do primeiro período. Produzindo dados que permitiram a criação de um quadro que objetiva o desenvolvimento de habilidades empáticas necessárias para a formação de um professor. 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