RESUMO
Esse artigo é derivado de um trabalho de conclusão de curso que analisou o perfil empático dos estudantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, e teve como objetivo investigar o perfil empático dos estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, tendo como pressuposto a possibilidade da emoção empatia influenciar na pratica de ensino desses sujeitos de maneira direta em seu trabalho como educador; desse modo, buscamos refletir sobre a importância da Educação Emocional no processo de formação do estudante de pedagogia, bem como a influência da empatia nessa formação. A compreensão do objeto de estudo foi realizada a partir de uma abordagem teórica ancorada em Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Paulo Freire, Waal Frans, e António Damásio. O trabalho de campo foi realizado mediante a aplicação de um inventário fechado; a metodologia de pesquisa foi quantitativa e qualitativa. Inicialmente foi aplicado o Inventário de Educação Emocional Gonsalves para cinquenta educandos do curso de Pedagogia, sendo vinte e cinco estudantes do primeiro período do curso de pedagogia e vinte e cinco concluintes do mesmo curso. No segundo momento, foi utilizada a metodologia qualitativa para lapidar as informações iluminadas na primeira etapa. Os resultados produzidos demostraram a necessidade de investir na Educação Emocional na formação do pedagogo; pois, apresentou uma dificuldade maior dos estudantes do último período em acessar a emoção empatia em determinadas situações com relação aos estudantes do primeiro período. Produzindo dados que permitiram a criação de um quadro que objetiva o desenvolvimento de habilidades empáticas necessárias para a formação de um professor.