ASPECTOS ETNICORRACIAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS EDUCANDOS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22714 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 163 "titulo" => "ASPECTOS ETNICORRACIAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS EDUCANDOS" "resumo" => "As políticas de inclusão social e escolar no Brasil têm se consolidado a partir da última década do século passado, com o reconhecimento e o comprometimento do Estado quanto às metas apresentadas na Declaração Mundial de Educação para Todos, em Jomtien (1990), e ratificadas pela Declaração de Guatemala (1999) e Dakar (2000). Em 2003, o Presidente da República sancionou a Lei 10.639 que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases, 1996) e institui a obrigatoriedade no ensino fundamental e médio, público e particular, do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Assim o objetivo deste trabalho é avaliar como está se constituindo o processo de implementação das Leis Federais de n0 10.639/03 e 11.645/08, em uma escola do sistema público estadual de educação, na cidade de Areia/PB, relacionando, especificamente o ensino da História da África e cultura Afro-brasileira. A metodologia utilizada foi o questionário, estes foram aplicados a 185 alunos do ensino médio. Os resultados e discussão baseiam nas categorias sobre religião, preconceito, frequência que professores desenvolve atividades etnicorraciais e afro-descendentes, quais são as temáticas e os conteúdos mais trabalhados em sala de aula, entre outros. Conclui-se que apesar da implementação das Leis Federais de n0 10.639/03 e 11.645/08, há mais de uma década, muitos professores ainda estão limitados a trabalhar e discutir as temáticas supracitadas, na maioria das vezes, somente no Dia da Consciência Negra e quando o conteúdo está inserido no currículo escolar, a temática principal é a escravidão do povo africano, sem ampliar o estudo crítico sobre as questões étnicorraciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "ÁFRICA, LEI 10.639/03, PRECONCEITO, RACISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID163_30082016104318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE ALVES SOARES" "autor_nome_curto" => "LIDIANE UFPB" "autor_email" => "lidysoares@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22714 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 163 "titulo" => "ASPECTOS ETNICORRACIAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS EDUCANDOS" "resumo" => "As políticas de inclusão social e escolar no Brasil têm se consolidado a partir da última década do século passado, com o reconhecimento e o comprometimento do Estado quanto às metas apresentadas na Declaração Mundial de Educação para Todos, em Jomtien (1990), e ratificadas pela Declaração de Guatemala (1999) e Dakar (2000). Em 2003, o Presidente da República sancionou a Lei 10.639 que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases, 1996) e institui a obrigatoriedade no ensino fundamental e médio, público e particular, do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Assim o objetivo deste trabalho é avaliar como está se constituindo o processo de implementação das Leis Federais de n0 10.639/03 e 11.645/08, em uma escola do sistema público estadual de educação, na cidade de Areia/PB, relacionando, especificamente o ensino da História da África e cultura Afro-brasileira. A metodologia utilizada foi o questionário, estes foram aplicados a 185 alunos do ensino médio. Os resultados e discussão baseiam nas categorias sobre religião, preconceito, frequência que professores desenvolve atividades etnicorraciais e afro-descendentes, quais são as temáticas e os conteúdos mais trabalhados em sala de aula, entre outros. Conclui-se que apesar da implementação das Leis Federais de n0 10.639/03 e 11.645/08, há mais de uma década, muitos professores ainda estão limitados a trabalhar e discutir as temáticas supracitadas, na maioria das vezes, somente no Dia da Consciência Negra e quando o conteúdo está inserido no currículo escolar, a temática principal é a escravidão do povo africano, sem ampliar o estudo crítico sobre as questões étnicorraciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "ÁFRICA, LEI 10.639/03, PRECONCEITO, RACISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID163_30082016104318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE ALVES SOARES" "autor_nome_curto" => "LIDIANE UFPB" "autor_email" => "lidysoares@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }