O significado de inteligência e a forma como aprendemos tem sido ao longo do tempo motivo de estudo, denomina-se Múltiplas Inteligências a teoria desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner, buscando analisar e descrever melhor o conceito de inteligência como um contrapeso para o paradigma da inteligência única. Uma consideração séria da ampla variedade de inteligências concebe um novo modelo de educação, onde o professor passa a ser um aprendiz em formação continuada e colaborador na aprendizagem de seus alunos respeitando suas individualidades e interesses. O Atendimento educacional especializado diz respeito a um serviço pedagógico ofertado aos alunos, através de estratégias, recursos e atividades específicas e adequadas as suas necessidades, com vistas a subsidiá-los no processo de aquisição do conhecimento em sala de aula comum, bem como de um trabalho de colaboração com os professores de sala de aula comum e demais profissionais da escola, profissionais especializados atuantes em instituições especializadas e de orientação às famílias. Esse atendimento visa um melhor desenvolvimento da aprendizagem dos educandos no contexto educativo e, consequentemente, contribuir com a formação de um sujeito autônomo e ativo na sociedade. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que visa compreender o processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual dentro da Sala de Recursos, fazendo-se uso de metodologias que visam valorizar todas as inteligências de forma a cooperar com a apropriação do conhecimento científico desses alunos e contribuir para seu processo de inclusão escolar e social. Inicialmente o trabalho faz um breve histórico da educação inclusiva; a seguir explicita as múltiplas inteligências e por fim o relato de uma experiência vivenciada com alunos que possuem deficiência intelectual utilizando-se de uma abordagem metodológica que contempla as múltiplas inteligências.