O presente trabalho tem como objetivo levantar a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem e quais as suas vantagens tanto no aprendizado das crianças quanto no processo de ensino do professor. Para chegar a uma conclusão do quão é importante esse processo, foram feitas várias observações em salas de aulas, pesquisas bibliográficas e foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com três professores na rede municipal de ensino, os quais responderam cada um cinco questões relacionada ao lúdico no ensino fundamental o qual passamos a conhecer quais as dificuldades são levantadas, as vantagens proporcionadas e como podemos encontrar meios que possam solucionar os problemas encontrados. O resultado da pesquisa foi utilizado para a coleta de dados de cunho especificamente qualitativo o qual passamos a afirmar mais uma vez que o uso do lúdico no processo ensino aprendizagem é de suma importância para o desenvolvimento de vários aspectos da criança entre eles encontram-se o intelectual, o social, psicomotor. Não esquecendo de levantar a realização pessoal que traz para o professor que consegue criar métodos para que o seu alunado se desenvolva na vida escolar através de um meio tão divertido que são os jogos e as brincadeiras.