Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROPOSTA DE UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA AS ESCOLAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ACESSIBILIDADE, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23238
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1080
    "inscrito_id" => 4157
    "titulo" => "PROPOSTA DE UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA AS ESCOLAS"
    "resumo" => "Com base nos dados divulgados pelo Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cerca de 45,6 milhões de habitantes declararam possuir algum tipo de deficiência, valor correspondente a aproximadamente 23,9% da população. Atrelado a esses dados o Censo também aponta a diferença do nível de escolaridade das Pessoas com Deficiência -PCD em relação a população geral. Com base nesses informações, percebe-se a extrema necessidade de uma padronização nos projetos de edificações, proporcionando aos PCDs o direito de utilizar os mais diversos locais de forma independente conforme rege a Constituição Federal de 1988 ao apontar o direito de ir e vir, assim como o direito à educação. Analisando a dificuldade de acesso dessas pessoas à educação devido as barreiras enfrentadas na locomoção no próprio ambiente escolar e muitas vezes até a dependência de outras pessoas, percebe-se a necessidade de uma padronização nos projetos de edificações públicas, como escolas, de forma que a estrutura do ambiente escolar possa ser uma porta de entrada não só para a educação, mas também para o cumprimento das diversas leis que regem o direito do deficiente, mas que até então, muitas são desrespeitadas. Visando essa necessidade o trabalho apresenta uma proposta de Layout de uma Sala de Recursos Multifuncionais -SRM que pode ser aplicada nas escolas obedecendo os princípios da acessibilidade assim como os direitos de acesso à educação conforme a população geral. O presente trabalho se limita às adequações do ambiente da SRM nas escolas para pessoas com dificuldades físicas e/ou mobilidade reduzida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ACESSIBILIDADE, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA12_ID4157_24102016003215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALISA ALEXANDRE HONORATO"
    "autor_nome_curto" => "MONALISA "
    "autor_email" => "monalisaahonorato@gmail.c"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23238
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1080
    "inscrito_id" => 4157
    "titulo" => "PROPOSTA DE UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA AS ESCOLAS"
    "resumo" => "Com base nos dados divulgados pelo Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cerca de 45,6 milhões de habitantes declararam possuir algum tipo de deficiência, valor correspondente a aproximadamente 23,9% da população. Atrelado a esses dados o Censo também aponta a diferença do nível de escolaridade das Pessoas com Deficiência -PCD em relação a população geral. Com base nesses informações, percebe-se a extrema necessidade de uma padronização nos projetos de edificações, proporcionando aos PCDs o direito de utilizar os mais diversos locais de forma independente conforme rege a Constituição Federal de 1988 ao apontar o direito de ir e vir, assim como o direito à educação. Analisando a dificuldade de acesso dessas pessoas à educação devido as barreiras enfrentadas na locomoção no próprio ambiente escolar e muitas vezes até a dependência de outras pessoas, percebe-se a necessidade de uma padronização nos projetos de edificações públicas, como escolas, de forma que a estrutura do ambiente escolar possa ser uma porta de entrada não só para a educação, mas também para o cumprimento das diversas leis que regem o direito do deficiente, mas que até então, muitas são desrespeitadas. Visando essa necessidade o trabalho apresenta uma proposta de Layout de uma Sala de Recursos Multifuncionais -SRM que pode ser aplicada nas escolas obedecendo os princípios da acessibilidade assim como os direitos de acesso à educação conforme a população geral. O presente trabalho se limita às adequações do ambiente da SRM nas escolas para pessoas com dificuldades físicas e/ou mobilidade reduzida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ACESSIBILIDADE, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA12_ID4157_24102016003215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALISA ALEXANDRE HONORATO"
    "autor_nome_curto" => "MONALISA "
    "autor_email" => "monalisaahonorato@gmail.c"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Com base nos dados divulgados pelo Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cerca de 45,6 milhões de habitantes declararam possuir algum tipo de deficiência, valor correspondente a aproximadamente 23,9% da população. Atrelado a esses dados o Censo também aponta a diferença do nível de escolaridade das Pessoas com Deficiência -PCD em relação a população geral. Com base nesses informações, percebe-se a extrema necessidade de uma padronização nos projetos de edificações, proporcionando aos PCDs o direito de utilizar os mais diversos locais de forma independente conforme rege a Constituição Federal de 1988 ao apontar o direito de ir e vir, assim como o direito à educação. Analisando a dificuldade de acesso dessas pessoas à educação devido as barreiras enfrentadas na locomoção no próprio ambiente escolar e muitas vezes até a dependência de outras pessoas, percebe-se a necessidade de uma padronização nos projetos de edificações públicas, como escolas, de forma que a estrutura do ambiente escolar possa ser uma porta de entrada não só para a educação, mas também para o cumprimento das diversas leis que regem o direito do deficiente, mas que até então, muitas são desrespeitadas. Visando essa necessidade o trabalho apresenta uma proposta de Layout de uma Sala de Recursos Multifuncionais -SRM que pode ser aplicada nas escolas obedecendo os princípios da acessibilidade assim como os direitos de acesso à educação conforme a população geral. O presente trabalho se limita às adequações do ambiente da SRM nas escolas para pessoas com dificuldades físicas e/ou mobilidade reduzida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.