Com base nos dados divulgados pelo Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cerca de 45,6 milhões de habitantes declararam possuir algum tipo de deficiência, valor correspondente a aproximadamente 23,9% da população. Atrelado a esses dados o Censo também aponta a diferença do nível de escolaridade das Pessoas com Deficiência -PCD em relação a população geral. Com base nesses informações, percebe-se a extrema necessidade de uma padronização nos projetos de edificações, proporcionando aos PCDs o direito de utilizar os mais diversos locais de forma independente conforme rege a Constituição Federal de 1988 ao apontar o direito de ir e vir, assim como o direito à educação. Analisando a dificuldade de acesso dessas pessoas à educação devido as barreiras enfrentadas na locomoção no próprio ambiente escolar e muitas vezes até a dependência de outras pessoas, percebe-se a necessidade de uma padronização nos projetos de edificações públicas, como escolas, de forma que a estrutura do ambiente escolar possa ser uma porta de entrada não só para a educação, mas também para o cumprimento das diversas leis que regem o direito do deficiente, mas que até então, muitas são desrespeitadas. Visando essa necessidade o trabalho apresenta uma proposta de Layout de uma Sala de Recursos Multifuncionais -SRM que pode ser aplicada nas escolas obedecendo os princípios da acessibilidade assim como os direitos de acesso à educação conforme a população geral. O presente trabalho se limita às adequações do ambiente da SRM nas escolas para pessoas com dificuldades físicas e/ou mobilidade reduzida.