Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

MICROANÁLISE ETNOGRÁFICA: UMA DESCRIÇÃO VOLTADA PARA O LETRAMENTO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: MICROANÁLISE ETNOGRÁFICA, LETRAMENTO, SALA DE AULA, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho fará uso da microanálise etnográfica, descrevendo-se um contexto do letramento na sala de aula de Língua Portuguesa do ensino Fundamental II. Evidenciando-se que instigar a leitura e a escrita como incentivo na formação de um aluno letrado e capacitado para lidar com os desafios que a sociedade impõe tem sido uma situação difícil para muitos professores conseguirem incluí-lo, pois relata-se que durante as suas aulas já não enxergam no alunado o desejo de realizar leituras por conta própria, a não ser por imposição. E se estimular a leitura, já pode ser tratado como algo complexo, imagine a escrita, nossos alunos parecem não ter o habito de ler e escrever textos. Dessa forma, este trabalho utiliza-se de uma proposta de análise etnográfica, mais precisamente uma microanálise na sala de aula de Língua Portuguesa, tendo como objetivo geral: realizar uma microanálise etnográfica nas aulas de Língua Portuguesa em uma escola da rede pública de ensino, voltando-se para o letramento em sala de aula, a partir da cultura popular, mas especificamente a literatura de cordel e a representação gráfica da sanfona. Apresentando como objetivos específicos: a) instigar a leitura e a escrita utilizando-se de recursos da cultura popular; b) capacitar o aluno para desenvolver atividades que lhes der prazer ao ler e escrever; c) visualizar o senso crítico do aluno diante de seus próprios trabalhos. Portanto, realizar-se-á a descrição de alguns momentos relacionados as aulas de Língua Portuguesa, interpretando-se os principais acontecimentos das práticas de letramento vivenciados na sala de aula.

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