Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O SOFRIMENTO DAS FAMÍLIAS FRENTE O DIAGNÓSTICO DE AUTISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Palavra-chaves: AUTISMO, FAMÍLIAS, DIFICULDADES, PSICOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23151
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 594
    "inscrito_id" => 118
    "titulo" => "O SOFRIMENTO DAS FAMÍLIAS FRENTE O DIAGNÓSTICO DE AUTISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA"
    "resumo" => "A chegada de um filho representa, para a grande maioria das famílias, um dos acontecimentos mais essenciais, resguardado de trocas afetivas, emoções, vivências, planejamento e expectativas, tais essas, que podem ser modificadas quando este demanda necessidades especiais.  O objetivo desse trabalho é apresentar os principais desafios enfrentados pelas famílias de pessoas autistas e, sobretudo, o que os profissionais da Psicologia podem fazer para agir como mediadores em meio à singularidade familiar, já que este diagnóstico é considerado um gerador de mudanças. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática na literatura no Banco de Teses CAPES e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que concentra informações da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e do Scientific Eletronic Library (SciELO), utilizando como descritores “autismo”, “psicologia” e “desafios familiares”. Foram listados 101 trabalhos, dos quais apenas 16, selecionados e analisados de forma qualitativa, publicados entre 2002 e 2015. Como critérios de refinamento foram incluídos os artigos que relacionavam o tema proposto, publicados no Brasil, disponibilizados como texto completo e excluídos os artigos coincidentes. Os resultados revelaram que as principais dificuldades encontradas pelos pais de pessoas autistas relacionam-se à necessidade de pôr os filhos como foco de suas vidas, o que reverbera em: (1) evasão da carreira profissional; (2) prejuízos nas relações afetivas; (3) falta de atenção e cuidado com os outros filhos e, (4) no esvaecimento da esperança de evolução do quadro do autista. Por fim, espera-se que este trabalho possibilite uma reflexão frente aos reais obstáculos encarados pelas famílias e que os profissionais da psicologia possam formar uma rede de apoio, apresentando para essas, saldos positivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "AUTISMO, FAMÍLIAS, DIFICULDADES, PSICOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID118_12102016134350.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HANNAH CARLA DE JESUS BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "HANNAH CARLA"
    "autor_email" => "hannahcarla2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23151
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 594
    "inscrito_id" => 118
    "titulo" => "O SOFRIMENTO DAS FAMÍLIAS FRENTE O DIAGNÓSTICO DE AUTISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA"
    "resumo" => "A chegada de um filho representa, para a grande maioria das famílias, um dos acontecimentos mais essenciais, resguardado de trocas afetivas, emoções, vivências, planejamento e expectativas, tais essas, que podem ser modificadas quando este demanda necessidades especiais.  O objetivo desse trabalho é apresentar os principais desafios enfrentados pelas famílias de pessoas autistas e, sobretudo, o que os profissionais da Psicologia podem fazer para agir como mediadores em meio à singularidade familiar, já que este diagnóstico é considerado um gerador de mudanças. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática na literatura no Banco de Teses CAPES e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que concentra informações da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e do Scientific Eletronic Library (SciELO), utilizando como descritores “autismo”, “psicologia” e “desafios familiares”. Foram listados 101 trabalhos, dos quais apenas 16, selecionados e analisados de forma qualitativa, publicados entre 2002 e 2015. Como critérios de refinamento foram incluídos os artigos que relacionavam o tema proposto, publicados no Brasil, disponibilizados como texto completo e excluídos os artigos coincidentes. Os resultados revelaram que as principais dificuldades encontradas pelos pais de pessoas autistas relacionam-se à necessidade de pôr os filhos como foco de suas vidas, o que reverbera em: (1) evasão da carreira profissional; (2) prejuízos nas relações afetivas; (3) falta de atenção e cuidado com os outros filhos e, (4) no esvaecimento da esperança de evolução do quadro do autista. Por fim, espera-se que este trabalho possibilite uma reflexão frente aos reais obstáculos encarados pelas famílias e que os profissionais da psicologia possam formar uma rede de apoio, apresentando para essas, saldos positivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "AUTISMO, FAMÍLIAS, DIFICULDADES, PSICOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID118_12102016134350.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HANNAH CARLA DE JESUS BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "HANNAH CARLA"
    "autor_email" => "hannahcarla2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A chegada de um filho representa, para a grande maioria das famílias, um dos acontecimentos mais essenciais, resguardado de trocas afetivas, emoções, vivências, planejamento e expectativas, tais essas, que podem ser modificadas quando este demanda necessidades especiais. O objetivo desse trabalho é apresentar os principais desafios enfrentados pelas famílias de pessoas autistas e, sobretudo, o que os profissionais da Psicologia podem fazer para agir como mediadores em meio à singularidade familiar, já que este diagnóstico é considerado um gerador de mudanças. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática na literatura no Banco de Teses CAPES e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que concentra informações da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e do Scientific Eletronic Library (SciELO), utilizando como descritores “autismo”, “psicologia” e “desafios familiares”. Foram listados 101 trabalhos, dos quais apenas 16, selecionados e analisados de forma qualitativa, publicados entre 2002 e 2015. Como critérios de refinamento foram incluídos os artigos que relacionavam o tema proposto, publicados no Brasil, disponibilizados como texto completo e excluídos os artigos coincidentes. Os resultados revelaram que as principais dificuldades encontradas pelos pais de pessoas autistas relacionam-se à necessidade de pôr os filhos como foco de suas vidas, o que reverbera em: (1) evasão da carreira profissional; (2) prejuízos nas relações afetivas; (3) falta de atenção e cuidado com os outros filhos e, (4) no esvaecimento da esperança de evolução do quadro do autista. Por fim, espera-se que este trabalho possibilite uma reflexão frente aos reais obstáculos encarados pelas famílias e que os profissionais da psicologia possam formar uma rede de apoio, apresentando para essas, saldos positivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.