Resumo
Este artigo analisa a organização educacional na escola pública indiana a partir do filme “Como estrelas na terra, toda criança é especial” (2007, Dir. Aamir Khan), e tem por objetivo proporcionar reflexões críticas sobre a necessidade da instituição escolar, desde a Gestão da escola ao professor, perceber a diversidade de alunos que existe em uma sala de aula, e buscar promover uma educação inovadora de inclusão do corpo discente no processo de aprendizagem, independente das dificuldades de cada um. A partir do personagem central Ishaan Awasthi, um menino de aproximadamente 9 anos de idade, e do professor novato de Artes, Nikhumbh, sobretudo, o seu envolvimento em procurar saber as causas das dificuldades de aprendizagem do garoto e as possíveis estratégias de ensino a fim de conseguir alfabetizá-lo. A partir daí analisamos a relevância da interação entre docentes e discentes no ato educativo, bem como a análise do descaso e falta de conhecimento da família e da escola frente às dificuldades de aprendizagem de Ishaan, além da necessidade de um planejamento educacional para romper com o ensino tradicional e incluir ações educativas inovadoras que perceba e valorize o aluno de acordo com as suas individualidades. Desse modo, percebemos que a educação inclusiva deve fazer parte de todos os aspectos da educação e não se refere apenas ao aluno estar matriculado na escola, mas que este tenha todos os subsídios necessários para o desenvolvimento de seu potencial cognitivo, levando em consideração também que a família deve contribuir para a formação individual da criança e da auto-estima.
Palavras-chave: Organização educacional, interação, educação inclusiva.