Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A CAPOEIRA COMO ALAVANCA PARA O DESENVOLVIMENTO AFETIVO, COGNITIVO E MOTOR EM PESSOAS QUE POSSUEM SÍNDROME DE DOWN.

Palavra-chaves: CAPOEIRA, SÍNDROME DE DOWN, DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS Comunicação Oral (CO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22488
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 276
    "inscrito_id" => 586
    "titulo" => "A CAPOEIRA COMO ALAVANCA PARA O DESENVOLVIMENTO AFETIVO, COGNITIVO E MOTOR EM PESSOAS QUE POSSUEM SÍNDROME DE DOWN."
    "resumo" => "O presente artigo tem como principal objetivo analisar como a prática pedagógica da capoeira contribui no desenvolvimento das aprendizagens cognitivas, afetivas e motoras em crianças com Síndrome de Down. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo com base em observações participantes e entrevistas semiestruturadas realizadas durante as aulas de capoeira desenvolvidas pelo mestre Corisco. A partir da análise temática, observamos que a prática pedagógica da capoeira evidencia valores que contribuem no processo de aquisição das aprendizagens humanas. Coordenação motora, concentração, interação, sensibilidade ao ritmo, ludicidade, musicalidade, valores e atitudes são algumas possibilidades de aprendizagens adquiridas no universo da capoeira que estão interligadas e interagem constantemente entre si em suas complexas dimensões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "CAPOEIRA, SÍNDROME DE DOWN, DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID586_01092016210359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA VASCONCELOS ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANA ARAUJO"
    "autor_email" => "anaiuna@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22488
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 276
    "inscrito_id" => 586
    "titulo" => "A CAPOEIRA COMO ALAVANCA PARA O DESENVOLVIMENTO AFETIVO, COGNITIVO E MOTOR EM PESSOAS QUE POSSUEM SÍNDROME DE DOWN."
    "resumo" => "O presente artigo tem como principal objetivo analisar como a prática pedagógica da capoeira contribui no desenvolvimento das aprendizagens cognitivas, afetivas e motoras em crianças com Síndrome de Down. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo com base em observações participantes e entrevistas semiestruturadas realizadas durante as aulas de capoeira desenvolvidas pelo mestre Corisco. A partir da análise temática, observamos que a prática pedagógica da capoeira evidencia valores que contribuem no processo de aquisição das aprendizagens humanas. Coordenação motora, concentração, interação, sensibilidade ao ritmo, ludicidade, musicalidade, valores e atitudes são algumas possibilidades de aprendizagens adquiridas no universo da capoeira que estão interligadas e interagem constantemente entre si em suas complexas dimensões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "CAPOEIRA, SÍNDROME DE DOWN, DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID586_01092016210359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA VASCONCELOS ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANA ARAUJO"
    "autor_email" => "anaiuna@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo analisar como a prática pedagógica da capoeira contribui no desenvolvimento das aprendizagens cognitivas, afetivas e motoras em crianças com Síndrome de Down. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo com base em observações participantes e entrevistas semiestruturadas realizadas durante as aulas de capoeira desenvolvidas pelo mestre Corisco. A partir da análise temática, observamos que a prática pedagógica da capoeira evidencia valores que contribuem no processo de aquisição das aprendizagens humanas. Coordenação motora, concentração, interação, sensibilidade ao ritmo, ludicidade, musicalidade, valores e atitudes são algumas possibilidades de aprendizagens adquiridas no universo da capoeira que estão interligadas e interagem constantemente entre si em suas complexas dimensões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.