O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o relato de uma experiência de Educação Ambiental no contexto da Educação Infantil, vivenciada por meio do Projeto "Lixo pode ser luxo”. No cenário nacional a problemática dos resíduos sólidos tem ganhado destaque, principalmente com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em agosto de 2010, se constitui uma oportunidade para a busca de soluções nessa área, pois prevê tanto a prevenção quanto a redução da geração de resíduos, a responsabilidade compartilhada e a "destinação final, ambientalmente adequada, dos rejeitos". A Educação Ambiental aparece, nessa Política como um instrumento da gestão dos resíduos que deve nortear todas as etapas da elaboração e execução dos planos de gestão. Essa questão se constitui em demanda para a educação, que deve promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, por meio de uma formação crítica e criação de espaços de diálogo e participação de seus atores sociais para a compreensão e intervenção, esclarecida, na realidade local. Para realização deste trabalho recorremos a pesquisas bibliográficas e as experiências, reflexões e ações vivenciadas durante o Projeto: “Lixo pode ser luxo” em uma escola da rede particular de ensino de Campina Grande-PB, em uma turma de Educação Infantil, no nível da alfabetização, com o objetivo refletir sobre a necessidade de dar um melhor tratamento aos resíduos sólidos, produzidos na sala da aula e verificar até que ponto esse aprendizado interfere na atitude das crianças em suas casas. Este trabalho de caráter prático, investigativo e transformador evidenciou a importância e a necessidade de se trabalhar a Educação Ambiental desde a Educação Infantil, por meio de uma proposta didática que valorize o diálogo, a participação das crianças e o trabalho coletivo. O projeto se mostrou um recurso eficiente, nesse processo, uma vez que promoveu a autonomia, a produção de conhecimento e a mudança de atitude das crianças em relação ao cuidado com o ambiente. Essa experiência confirmou a possibilidade de desenvolver a Educação Ambiental no contexto da Educação Infantil e que as crianças pequenas são capazes de aprender no e sobre o ambiente e levar esse aprendizado para além dos muros da escola. Contribuindo, assim, para a formação ética de cidadãos e cidadãs e, consequentemente, para alimentar nossa utopia de um mundo mais humano e equitativo.