O presente artigo apresenta relatos da formação inicial e continuada de docentes que atuam ou atuaram na educação básica na área de Educação Especial, no município de Jacobina. O objetivo principal desse é acessar as vivências em busca de reconstruir as próprias histórias desses professores, refletindo sobre os seus processos formativos e, através dessas memórias, remontar a história da formação de professores da educação especial no referido município. O foco de análise da pesquisa se refere às recordações da formação e acesso à Educação Especial. Para a análise dos dados foram utilizados relatos escritos de duas professoras. A inspiração metodológica ancorou-se dentro dos estudos qualitativos tendo na subjetividade das histórias de vida e experiências narradas os elementos para análise, através de entrevistas narrativas, gravadas e transcritas. As reflexões desencadeadas apontam que as histórias de vida se apresentam como importante metodologia na formação de professores pela possibilidade reflexiva que estas proporcionam, pois ao narrar sua história de vida o professor poderá utilizar essa auto-reflexão para (re)planejar ações futuras, tendo em vista seus objetivos no tocante ao desenvolvimento profissional e pessoal, admitindo-se assim que a formação faz parte do próprio processo existencial de cada indivíduo.