APRENDENDO A LER O MUNDO POR MEIO DA DIVERSIDADE CULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DO PIBID
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22689 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 914 "inscrito_id" => 257 "titulo" => "APRENDENDO A LER O MUNDO POR MEIO DA DIVERSIDADE CULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DO PIBID" "resumo" => """ RESUMO: \r\n O presente trabalho constitui-se como um relato de experiência de uma prática de “Intervenção Pedagógica” intitulada “Construindo Leitores Reflexivos diante da Diversidade Cultural” desenvolvida numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental I da EMEF Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande, por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, durante o período de agosto a dezembro de 2015. Compreendemos que a vivência de práticas de leitura e escrita a partir do uso de diversos gêneros textuais constitui-se como ferramenta pedagógica importante para a formação de alunos leitores, bem como para a formação de sujeitos críticos e autônomos, uma vez que, a leitura e escrita são práticas sociais que contribuem o exercício da cidadania. Neste sentido, objetivamos no presente trabalho refletir sobre a importância do desenvolvimento de ações pedagógicas que se constituam como espaços favoráveis ao desenvolvimento de vivências de práticas de leitura e escrita tendo como referência temática a Diversidade Cultural. Para subsidiar o presente trabalho nos fundamentamos em autores que discutem sobre a leitura e escrita como construção social, bem como em autores que discutem sobre a importância dos projetos didáticos como instrumento de intervenção pedagógica como: Freire (2013), Brandão (2002), Aguiar (2001) e Zabala (1998). Concluímos que a realização de atividades organizadas a partir de projetos didáticos contribui para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares que favorecem uma formação mais ampla dos alunos, tanto no que se refere à aquisição das habilidades leitora e escritora, quanto ao seu uso social e a valorização da autoestima dos/as alunos/as, incentivando assim para o desenvolvimento do hábito e prazer pela leitura e escrita para além do viés escolarizante. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, DIVERSIDADE CULTURAL, PROJETO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID257_23102016150223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELÂNY TEIXEIRA DE MÉLO" "autor_nome_curto" => "CELÂNY MÉLO" "autor_email" => "sol_lanny@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22689 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 914 "inscrito_id" => 257 "titulo" => "APRENDENDO A LER O MUNDO POR MEIO DA DIVERSIDADE CULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DO PIBID" "resumo" => """ RESUMO: \r\n O presente trabalho constitui-se como um relato de experiência de uma prática de “Intervenção Pedagógica” intitulada “Construindo Leitores Reflexivos diante da Diversidade Cultural” desenvolvida numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental I da EMEF Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande, por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, durante o período de agosto a dezembro de 2015. Compreendemos que a vivência de práticas de leitura e escrita a partir do uso de diversos gêneros textuais constitui-se como ferramenta pedagógica importante para a formação de alunos leitores, bem como para a formação de sujeitos críticos e autônomos, uma vez que, a leitura e escrita são práticas sociais que contribuem o exercício da cidadania. Neste sentido, objetivamos no presente trabalho refletir sobre a importância do desenvolvimento de ações pedagógicas que se constituam como espaços favoráveis ao desenvolvimento de vivências de práticas de leitura e escrita tendo como referência temática a Diversidade Cultural. Para subsidiar o presente trabalho nos fundamentamos em autores que discutem sobre a leitura e escrita como construção social, bem como em autores que discutem sobre a importância dos projetos didáticos como instrumento de intervenção pedagógica como: Freire (2013), Brandão (2002), Aguiar (2001) e Zabala (1998). Concluímos que a realização de atividades organizadas a partir de projetos didáticos contribui para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares que favorecem uma formação mais ampla dos alunos, tanto no que se refere à aquisição das habilidades leitora e escritora, quanto ao seu uso social e a valorização da autoestima dos/as alunos/as, incentivando assim para o desenvolvimento do hábito e prazer pela leitura e escrita para além do viés escolarizante. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, DIVERSIDADE CULTURAL, PROJETO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID257_23102016150223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELÂNY TEIXEIRA DE MÉLO" "autor_nome_curto" => "CELÂNY MÉLO" "autor_email" => "sol_lanny@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }