Em uma sociedade na qual ler e escrever são atividades consideradas importantes para que a pessoa se adapte de forma satisfatória ao ambiente na qual está inserida, empecilhos neste processo podem ser motivos de angústia e ansiedade e trazer graves consequências à vida do indivíduo. A aprendizagem da leitura envolve aspectos complexos e pode não transcorrer de forma satisfatória. Desta forma, o diagnóstico de dislexia, dificuldade específica de leitura, pode ser confirmado apenas no início da adolescência, uma fase em que a criança passa por mudanças estruturais do ponto de vista cognitivo, pois seu pensamento, antes bastante concreto, agora passa a funcionar a partir de uma lógica mais abstrata, o que a leva a ser capaz de fazer reflexões e inferências que anteriormente não conseguiaEste artigo é parte de uma pesquisa em curso, de abordagem cognitiva, cujo objetivo geral é analisar as estratégias de enfrentamento relacionadas ao diagnóstico de dislexia em adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 11 e 18 anos, diagnosticados um ano antes. Como objetivos específicos temos mensurar as estratégias de enfrentamento de apoio social, ações diretas, negação e autocontrole frente ao diagnóstico de dislexia em adolescentes de 11 a 18 anos, de ambos os sexos, diagnosticados na adolescência, comparar as estratégias de enfrentamento frente ao diagnóstico de dislexia em adolescentes no início da adolescência – 11 a 14 anos e no final da mesma, de 15 a 18 anose comparar as estratégias de enfrentamento frente ao diagnóstico de dislexia em adolescentes diagnosticados no período de dezoito meses e aqueles diagnosticados a mais de dois anos. A amostra está composta por 60 adolescentes. Como instrumento para avaliação das estratégias se propõe o IMCA-43 (Inventário Multifatorial de Coping para Adolescentes). No presente artigo, apresentaremos o marco conceitual sobre o tema e a análise dos resultados de uma amostra piloto de 10 adolescentes, que permite refletir sobre dados suplementares aos conhecimentos ancorados por outros autores, em relação à modificação das estratégias de enfrentamento dos adolescentes, à medida que adquirem uma compreensão da dislexia.