Este artigo trata das narrativas (auto) biográficas de ex-alunas de Paulo Freire a partir das lições de sala de aula tomando como análise suas experiências com os temas geradores instigados por suas histórias de vida, as quias levam os sujeitos a refletirem sua própria existência no mundo e para o mundo. É parte de uma pesquisa de campo realizada com ex-alunos do Paulo Friere na cidade de Angicos/RN, em 2016 nas lições de sala de aula frente às questões da época em relação à sua condição de vida e de trabalho. Objetiva principalmente narrar a história de ex-alunos a partir do seu cotidiano da sala de aula que levou ao empoderamento, gerou mudanças e (re) significação de vida. O referido artigo trata de uma pesquisa qualitativa com base na História Oral a partir das narrativas (auto) biográficas dos sujeitos escolares que viveciaram a luz das expriências do seu cotidiano, com ênfase nas vozes dos alunos a partir de seus conhecimentos e aprendizagens com os temas geradores. Foi possível verificar a construção de saberes em situações práticas e fazeres que apontam para a superação das situações vividas, abrindo caminhos para a (auto) formação e inserção no meio em que vivem. Permitiu também, vislumbrar lugar dos saberes práticos vivenciados por sujeitos simples em sua forma de conhecer, de conviver, de saber, de ser em e com seus lugares de origem. As narrativas de experiências de sala de aula vivenciadas pelos alunos de Paulo Freire, apontam aprendizagens quanto à leitura de mundo, à construção de sujeitos cidadãos, o exercício de (auto) formação e permitem a humanização dos oprimidos, consideramos sermos sujeitos inconcluso. Refletimos sobre o saber como um processo de empoderamento pessoal e caminho para a conquista da cidadania.