MEMÓRIAS DE SALA DE AULA: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE EX-ALUNAS DE PAULO FREIRE DA CIDADE DE ANGICOS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23063 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 998 "inscrito_id" => 4158 "titulo" => "MEMÓRIAS DE SALA DE AULA: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE EX-ALUNAS DE PAULO FREIRE DA CIDADE DE ANGICOS" "resumo" => "Este artigo trata das narrativas (auto) biográficas de ex-alunas de Paulo Freire a partir das lições de sala de aula tomando como análise suas experiências com os temas geradores instigados por suas histórias de vida, as quias levam os sujeitos a refletirem sua própria existência no mundo e para o mundo. É parte de uma pesquisa de campo realizada com ex-alunos do Paulo Friere na cidade de Angicos/RN, em 2016 nas lições de sala de aula frente às questões da época em relação à sua condição de vida e de trabalho. Objetiva principalmente narrar a história de ex-alunos a partir do seu cotidiano da sala de aula que levou ao empoderamento, gerou mudanças e (re) significação de vida. O referido artigo trata de uma pesquisa qualitativa com base na História Oral a partir das narrativas (auto) biográficas dos sujeitos escolares que viveciaram a luz das expriências do seu cotidiano, com ênfase nas vozes dos alunos a partir de seus conhecimentos e aprendizagens com os temas geradores. Foi possível verificar a construção de saberes em situações práticas e fazeres que apontam para a superação das situações vividas, abrindo caminhos para a (auto) formação e inserção no meio em que vivem. Permitiu também, vislumbrar lugar dos saberes práticos vivenciados por sujeitos simples em sua forma de conhecer, de conviver, de saber, de ser em e com seus lugares de origem. As narrativas de experiências de sala de aula vivenciadas pelos alunos de Paulo Freire, apontam aprendizagens quanto à leitura de mundo, à construção de sujeitos cidadãos, o exercício de (auto) formação e permitem a humanização dos oprimidos, consideramos sermos sujeitos inconcluso. Refletimos sobre o saber como um processo de empoderamento pessoal e caminho para a conquista da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "MEMÓRIAS, NARRATIVAS, SALA DE AULA, PAULO FREIRE, PAULO FREIRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID4158_23102016214635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINILDA HONORATO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCINILDA" "autor_email" => "nildinhameneses@bol.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23063 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 998 "inscrito_id" => 4158 "titulo" => "MEMÓRIAS DE SALA DE AULA: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE EX-ALUNAS DE PAULO FREIRE DA CIDADE DE ANGICOS" "resumo" => "Este artigo trata das narrativas (auto) biográficas de ex-alunas de Paulo Freire a partir das lições de sala de aula tomando como análise suas experiências com os temas geradores instigados por suas histórias de vida, as quias levam os sujeitos a refletirem sua própria existência no mundo e para o mundo. É parte de uma pesquisa de campo realizada com ex-alunos do Paulo Friere na cidade de Angicos/RN, em 2016 nas lições de sala de aula frente às questões da época em relação à sua condição de vida e de trabalho. Objetiva principalmente narrar a história de ex-alunos a partir do seu cotidiano da sala de aula que levou ao empoderamento, gerou mudanças e (re) significação de vida. O referido artigo trata de uma pesquisa qualitativa com base na História Oral a partir das narrativas (auto) biográficas dos sujeitos escolares que viveciaram a luz das expriências do seu cotidiano, com ênfase nas vozes dos alunos a partir de seus conhecimentos e aprendizagens com os temas geradores. Foi possível verificar a construção de saberes em situações práticas e fazeres que apontam para a superação das situações vividas, abrindo caminhos para a (auto) formação e inserção no meio em que vivem. Permitiu também, vislumbrar lugar dos saberes práticos vivenciados por sujeitos simples em sua forma de conhecer, de conviver, de saber, de ser em e com seus lugares de origem. As narrativas de experiências de sala de aula vivenciadas pelos alunos de Paulo Freire, apontam aprendizagens quanto à leitura de mundo, à construção de sujeitos cidadãos, o exercício de (auto) formação e permitem a humanização dos oprimidos, consideramos sermos sujeitos inconcluso. Refletimos sobre o saber como um processo de empoderamento pessoal e caminho para a conquista da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "MEMÓRIAS, NARRATIVAS, SALA DE AULA, PAULO FREIRE, PAULO FREIRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID4158_23102016214635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINILDA HONORATO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCINILDA" "autor_email" => "nildinhameneses@bol.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }