Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LISTAGEM DAS PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO MIGUEL-PB.

Palavra-chaves: CONHECIMENTO POPULAR., EJA., CULTURA REGIONAL. Comunicação Oral (CO) GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

As plantas medicinais fazem parte de uma tradição milenar presente na cultura regional, são ensinamentos que rompem as barreiras do tempo e se faz presente até os dias atuais. Alavancando a importância de estudos sobre o tema, observou-se uma necessidade de fazer um resgate, unido os ensinamentos populares, então o presente trabalho buscar realizar um levantamento das plantas medicinais mais utilizadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos na Escola de Ensino Básico e EJA João Pinto da Silva no município de Barra de São Miguel-PB. Os conhecimentos populares presentes nos alunos mostram que apesar dos avanços na medicina é frequente a utilização de métodos alternativos para o tratamento de doenças. Não só pelo baixo custo das plantas, mais pela facilidade de encontrar. È de extrema relevância o aluno conhecer as riquezas da região onde se vive. O Brasil apresentar uma riqueza de diversidade em relação à flora, onde desde os primórdios da existência humana na Terra os mesmo já usufruíam desses recursos.Os resultados obtidos no trabalho deram origem a uma cartilha, resgatando informações sobre plantas medicinais, onde os alunos relatarão o emprego tradicional das plantas, as partes utilizadas, o estagio e o modo de preparo de cada uma das supracitadas. O trabalho proporcionou aos alunos uma reflexão sobre o tema, através do questionário realizou-se a listagem das plantas mais utilizadas pelos alunos, o mesmo deu origem à cartilha, uma ferramenta didática que facilitou o aprendizado dos alunos e proporcionou uma troca de conhecimento entre os participantes, além de estimular o trabalho de maneira coletiva, concluindo assim o objetivo, promover a reflexão dos alunos sobre a importância de um novo olhar para as riquezas presentes na fauna e flora regional.

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