O USO DA EXPERIMENTOTECA COMO AUXÍLIO PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS DE QUÍMICA NA EJA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23157 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 812 "inscrito_id" => 1170 "titulo" => "O USO DA EXPERIMENTOTECA COMO AUXÍLIO PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS DE QUÍMICA NA EJA" "resumo" => "O presente estudo abordará o uso da experimentoteca como auxílio para a aprendizagem de conceitos científicos de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de uma proposta didática planejada para o conteúdo de funções inorgânicas. Esta modalidade de ensino visa à isenção de pessoas que está a algum tempo afastada da sala de aula, com o intuito de proporcionar a conclusão do ensino médio. Neste sentido, os alunos desta modalidade trabalham o dia todo e estudam à noite e muitos, chegam à escola cansados e desmotivados. Neste sentido, se faz necessário que o professor utilize de diferentes metodologias de ensino para que possa tornar o processo de aprendizagem menos enfadonho, rotineiro e desgastado, sobretudo no ensino de Química, que além de muitos considerarem como difícil, com uso de fórmulas, teorias e repetições, os alunos não conseguem relacioná- la com seu cotidiano, muito menos se interessam pelos conhecimentos que são repassados. Neste contexto, o artigo terá como objetivos a fixação de conteúdos adquiridos de forma contextualizada a partir do uso da experimentoteca para a realização de experimentos sobre o conteúdo de ácidos e bases em sala de aula como estratégia de ensino para obtenção de conhecimentos químicos e verificar a aceitação e influência na aplicação desta experimentoteca como uma ferramenta motivadora e auxiliar para a aprendizagem de conceitos de Química pelos alunos da EJA. Para avaliação da aprendizagem será utilizada uma bateria de exercícios com questões do ENEM. Os resultados serão interpretados e avaliados a luz do referencial teórico, onde será utilizada a técnica do discurso do sujeito coletivo como avaliação do material utilizado e a análise de conteúdo de Bardin." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTOTECA, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID1170_19102016112537.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ SANTOS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ COSTA" "autor_email" => "andrecosta2011@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23157 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 812 "inscrito_id" => 1170 "titulo" => "O USO DA EXPERIMENTOTECA COMO AUXÍLIO PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS DE QUÍMICA NA EJA" "resumo" => "O presente estudo abordará o uso da experimentoteca como auxílio para a aprendizagem de conceitos científicos de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de uma proposta didática planejada para o conteúdo de funções inorgânicas. Esta modalidade de ensino visa à isenção de pessoas que está a algum tempo afastada da sala de aula, com o intuito de proporcionar a conclusão do ensino médio. Neste sentido, os alunos desta modalidade trabalham o dia todo e estudam à noite e muitos, chegam à escola cansados e desmotivados. Neste sentido, se faz necessário que o professor utilize de diferentes metodologias de ensino para que possa tornar o processo de aprendizagem menos enfadonho, rotineiro e desgastado, sobretudo no ensino de Química, que além de muitos considerarem como difícil, com uso de fórmulas, teorias e repetições, os alunos não conseguem relacioná- la com seu cotidiano, muito menos se interessam pelos conhecimentos que são repassados. Neste contexto, o artigo terá como objetivos a fixação de conteúdos adquiridos de forma contextualizada a partir do uso da experimentoteca para a realização de experimentos sobre o conteúdo de ácidos e bases em sala de aula como estratégia de ensino para obtenção de conhecimentos químicos e verificar a aceitação e influência na aplicação desta experimentoteca como uma ferramenta motivadora e auxiliar para a aprendizagem de conceitos de Química pelos alunos da EJA. Para avaliação da aprendizagem será utilizada uma bateria de exercícios com questões do ENEM. Os resultados serão interpretados e avaliados a luz do referencial teórico, onde será utilizada a técnica do discurso do sujeito coletivo como avaliação do material utilizado e a análise de conteúdo de Bardin." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTOTECA, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID1170_19102016112537.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ SANTOS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ COSTA" "autor_email" => "andrecosta2011@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }