O presente estudo abordará o uso da experimentoteca como auxílio para a aprendizagem de conceitos científicos de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de uma proposta didática planejada para o conteúdo de funções inorgânicas. Esta modalidade de ensino visa à isenção de pessoas que está a algum tempo afastada da sala de aula, com o intuito de proporcionar a conclusão do ensino médio. Neste sentido, os alunos desta modalidade trabalham o dia todo e estudam à noite e muitos, chegam à escola cansados e desmotivados. Neste sentido, se faz necessário que o professor utilize de diferentes metodologias de ensino para que possa tornar o processo de aprendizagem menos enfadonho, rotineiro e desgastado, sobretudo no ensino de Química, que além de muitos considerarem como difícil, com uso de fórmulas, teorias e repetições, os alunos não conseguem relacioná- la com seu cotidiano, muito menos se interessam pelos conhecimentos que são repassados. Neste contexto, o artigo terá como objetivos a fixação de conteúdos adquiridos de forma contextualizada a partir do uso da experimentoteca para a realização de experimentos sobre o conteúdo de ácidos e bases em sala de aula como estratégia de ensino para obtenção de conhecimentos químicos e verificar a aceitação e influência na aplicação desta experimentoteca como uma ferramenta motivadora e auxiliar para a aprendizagem de conceitos de Química pelos alunos da EJA. Para avaliação da aprendizagem será utilizada uma bateria de exercícios com questões do ENEM. Os resultados serão interpretados e avaliados a luz do referencial teórico, onde será utilizada a técnica do discurso do sujeito coletivo como avaliação do material utilizado e a análise de conteúdo de Bardin.