A escola Maria Honorina Santiago fica localizada no município de Santa Rita- PB. Como tantas instituições de ensino situadas em áreas que apresentam alto índice de violência, nela, as questões pedagógicas são sempre pensadas levando em consideração a realidade da comunidade. Sendo os autores do presente trabalho, os gestores do referido estabelecimento de ensino, procura-se apresentar alguma das ações realizadas durante o ano de 2015 com vistas a estreitar o relacionamento entre a escola e comunidade. A escola está em busca de melhorias para educação no estado, mas apesar de todas essas mudanças temos percebido em nossa instituição alguns indicadores de taxas de reprovação e baixo rendimento escolar nas atividades internas e externas, bem como a falta de diálogo e falta de relacionamento com os pais, alunos e escola durante o ano letivo. Pensando assim resolvemos desenvolver as atividades com um plano de ação que vincule os aspectos, pedagógicos e culturais do nosso ambiente escolar. Entende-se que a escola deve ser vista como a instituição fundamental para o pleno desenvolvimento de uma pessoa, comunidade, cidade e país, onde o professor seja o profissional capaz de promover uma aprendizagem significativa, uma vez que todo aluno merece uma boa formação, atenção e respeito diante das suas necessidades, e crer, sobretudo, que este aluno é capaz de aprender e tornar-se um cidadão bem sucedido através do que construiu na escola. Conclui-se a partir de então que a escola deve obviamente preocupar-se com as questões referentes ao currículo, à avaliação, aos exames locais e nacionais que aferem a qualidade de ensino, mas não pode fazê-lo isolada da comunidade onde se encontra, pensando em números e esquecendo da realidade que a envolve.
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