A CONSTRUÇÃO DE SABERES E A RELAÇÃO COM A COMUNIDADE: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DA ESCOLA MARIA HONORINA SANTIAGO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22497 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 899 "inscrito_id" => 2497 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE SABERES E A RELAÇÃO COM A COMUNIDADE: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DA ESCOLA MARIA HONORINA SANTIAGO" "resumo" => """ A escola Maria Honorina Santiago fica localizada no município de Santa Rita- PB. Como tantas instituições de ensino situadas em áreas que apresentam alto índice de violência, nela, as questões pedagógicas são sempre pensadas levando em consideração a realidade da comunidade. Sendo os autores do presente trabalho, os gestores do referido estabelecimento de ensino, procura-se apresentar alguma das ações realizadas durante o ano de 2015 com vistas a estreitar o relacionamento entre a escola e comunidade. A escola está em busca de melhorias para educação no estado, mas apesar de todas essas mudanças temos percebido em nossa instituição alguns indicadores de taxas de reprovação e baixo rendimento escolar nas atividades internas e externas, bem como a falta de diálogo e falta de relacionamento com os pais, alunos e escola durante o ano letivo. Pensando assim resolvemos desenvolver as atividades com um plano de ação que vincule os aspectos, pedagógicos e culturais do nosso ambiente escolar. Entende-se que a escola deve ser vista como a instituição fundamental para o pleno desenvolvimento de uma pessoa, comunidade, cidade e país, onde o professor seja o profissional capaz de promover uma aprendizagem significativa, uma vez que todo aluno merece uma boa formação, atenção e respeito diante das suas necessidades, e crer, sobretudo, que este aluno é capaz de aprender e tornar-se um cidadão bem sucedido através do que construiu na escola. Conclui-se a partir de então que a escola deve obviamente preocupar-se com as questões referentes ao currículo, à avaliação, aos exames locais e nacionais que aferem a qualidade de ensino, mas não pode fazê-lo isolada da comunidade onde se encontra, pensando em números e esquecendo da realidade que a envolve.\r\n Palavras-chave: , , . """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "COMUNIDADE, TEORIA E PRÁTICA, AÇÕES PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID2497_23102016121108.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KELY DE ALBUQUERQUE SOUSA E SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANA KELY" "autor_email" => "anakelyass@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22497 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 899 "inscrito_id" => 2497 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE SABERES E A RELAÇÃO COM A COMUNIDADE: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DA ESCOLA MARIA HONORINA SANTIAGO" "resumo" => """ A escola Maria Honorina Santiago fica localizada no município de Santa Rita- PB. Como tantas instituições de ensino situadas em áreas que apresentam alto índice de violência, nela, as questões pedagógicas são sempre pensadas levando em consideração a realidade da comunidade. Sendo os autores do presente trabalho, os gestores do referido estabelecimento de ensino, procura-se apresentar alguma das ações realizadas durante o ano de 2015 com vistas a estreitar o relacionamento entre a escola e comunidade. A escola está em busca de melhorias para educação no estado, mas apesar de todas essas mudanças temos percebido em nossa instituição alguns indicadores de taxas de reprovação e baixo rendimento escolar nas atividades internas e externas, bem como a falta de diálogo e falta de relacionamento com os pais, alunos e escola durante o ano letivo. Pensando assim resolvemos desenvolver as atividades com um plano de ação que vincule os aspectos, pedagógicos e culturais do nosso ambiente escolar. Entende-se que a escola deve ser vista como a instituição fundamental para o pleno desenvolvimento de uma pessoa, comunidade, cidade e país, onde o professor seja o profissional capaz de promover uma aprendizagem significativa, uma vez que todo aluno merece uma boa formação, atenção e respeito diante das suas necessidades, e crer, sobretudo, que este aluno é capaz de aprender e tornar-se um cidadão bem sucedido através do que construiu na escola. Conclui-se a partir de então que a escola deve obviamente preocupar-se com as questões referentes ao currículo, à avaliação, aos exames locais e nacionais que aferem a qualidade de ensino, mas não pode fazê-lo isolada da comunidade onde se encontra, pensando em números e esquecendo da realidade que a envolve.\r\n Palavras-chave: , , . """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "COMUNIDADE, TEORIA E PRÁTICA, AÇÕES PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID2497_23102016121108.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KELY DE ALBUQUERQUE SOUSA E SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANA KELY" "autor_email" => "anakelyass@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }