Este texto versa sobre: Cultura Quilombola no viés da Diferença Cultural: Um olhar a partir dos Estudos Pós-Coloniais. Para tanto, no nosso objetivo geral buscamos: Compreender como a Cultura Quilombola está sendo representada nas imagens dos livros didáticos do PNLD-Campo 2013. Nossos objetivos específicos são: a) identificar e caracterizar as imagens que representam a Cultura Quilombola nos livros didáticos do PNLD-Campo 2013; e b) analisar como a Cultura Quilombola está sendo representada nos livros didáticos do PNLD-Campo 2013. A Abordagem Teórica utilizada são os Estudos Pós-coloniais (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005; GROSFOGUEL, 2007; WALSH, 2006). Esta abordagem nos possibilita fortalecer nossa desobediência à lógica eurocêntrica e advogar pela produção de conhecimento negado historicamente, bem como compreensões outras sobre a história colonial e a realidade inserida sobre os sujeitos subalternizados socialmente e historicamente. Para o desenvolvimento deste trabalho fizemos uso da Pesquisa Documental. No que se refere às fontes documentais dessa pesquisa fazemos uso das coleções didáticas do PNLD-Campo 2013. Para o tratamento dos dados utilizamos Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977; VALA, 1999), que se efetivou em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e; 3) tratamento e inferências. Os resultados nos indicam que apesar das reivindicações dos movimentos sociais e da implementação da Lei nº: 11.645/08 o currículo das imagens sobre os Povos Quilombolas ainda estão disseminados nas formas da Colonialidade não dando condições para o diálogo sobre culturas e expondo uma seleção curricular que ignora a Cultura Quilombola como produção.