O referente artigo apresenta reflexões vivenciadas no contexto do projeto de intervenção intitulado - “AÇÃO, SUPERAÇÃO, LAZER: ARTE E INCLUSÃO”, desenvolvido no Centro Camociense de Apoio à Pessoa com Deficiência- CECAPED. Essa entidade desenvolve atividades socioeducativas com crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiências intelectual, auditiva e física.Este projeto de intervenção estruturou-se metodologicamente junto aos frequentadores/as com deficiência intelectual que fazem parte do CECAPED, levando em consideração suas especificidades e potencialidades. Assim, estruturamos o Ciclo Temático que se constitui pelas as atividades propostas a serem desenvolvidas no decorrer do projeto de intervenção.Frente aos trabalhos desenvolvidos podemos concluir que o projeto possibilitou desenvolver ações que somam no processo de inclusão, pois buscou descontruir os estereótipos de “incapazes” que permeiam às pessoas com deficiência intelectual. Desse modo foi possível compreendermos a partir da referida experiência que a inclusão ganha materialização, a partir do reconhecimento das diferenças.Assim, esperamos que essa experiência/projeto possibilite: a) contribuir com subsidio para reflexão-ação sobre a inclusão da pessoa com deficiência; b) fomentar discussões para a importância das atividades artísticas e do lazer no trato com pessoas com deficiência, em especial aqui as pessoas com deficiência intelectual; c) mobilizar /sensibilizar pais/responsáveis para o reconhecimento dos potenciais dos/as frequentadores/as contribuindo para que os preconceitos/ exclusão sejam amenizados, e suas diferenças e potencialidades sejam reconhecidas.