A educação na Sociedade do Conhecimento aderiu aos avanços das novas tecnologias, como aos supercomputadores, softwares educativos, Internet Web1-2-3, mas compreendeu que a robótica infantil tem seu papel hermenêutico na construção de bloco a bloco, assim como acontece na formação do cidadão – por etapas–. Dessa forma, foi escolhido o material “Blocos de LEGO”, no sentido de prestigiar novas ferramentas didáticas que são adquiridas pelas instituições públicas no sentido de ajudar a construir competências, também, a educandos desde a Educação Infantil, mas desta vez optou-se pelos de necessidades de Educação Especial, ou seja, de necessidades específicas. Neste sentido, este estudo objetivou investigar o desenvolvimento cognitivo de seis educandos especiais do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em dois grupos (H1, M2, M3) e (H2, H3, H4) quando submetidos às atividades didáticas com material da LEGO e identificar evoluções de competências quanto ao nível de Concentração (C), Interação (I) e Oralidade (O), e compreensão no momento de apresentar o que foi construído após estas atividades lúdico-construtivistas. Foram explorados temas propostos pelo Lego Education, como: vida urbana, máquinas e transportes, casa e campo. Numa sequência crescente de dificuldades, foram iniciados os trabalhos com conceitos mediados sobre articulações e engrenagens, formato dos eventos das construções e apresentações individuais de cada equipamento em miniatura. Cada educando expressou oralmente a construção do grupo, dificuldades e sua importância social. Diante dos resultados acompanhados, pôde-se perceber que as experiências de vida trazida pelos educandos do EJAI puderam facilitar na contextualização dos temas e nas construções de “Blocos da Lego”. Todas as competências almejadas foram contempladas em 4/6 dos educandos de forma significativa. Dos demais, M2 é deficiente em um dos membros superiores e necessitou de ajuda dos outros, conduzindo mesmo com dificuldades a missão de seu grupo; o último, H4, abandonou o evento na metade de suas atividades por necessidades específicas. Assim, o material “LEGO®” criado por Ole Kirk Kristiansen deve ser recomendado a alunos com necessidades educacionais específicas, em salas de aulas. Entretanto, acredita-se que toda tecnologia inovadora necessita do mesmo planejamento ostensivo. Que para tratar de pessoas com necessidades especiais, a arte de ensinar deva existir muita dedicação por parte do educador. Dessa forma, seriam bem pertinentes novas verificações em pesquisas tratando de grupos com especificidades comuns, metodologias apropriadas e análises por categorias de novos casos. Portanto, este será nosso próximo desafio. A concepção subjacente a este documento considera que a proposta da Educação Inclusiva implica em mudanças estruturais nos sistemas educacionais, ou seja, a adoção de um novo paradigma educacional fundamentado no processo de construção do conhecimento e no respeito à diferença. Portanto, com os jovens, adultos e idosos este será o nosso próximo sonho!