LEGO EDUCATION CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE JOVENS–ADULTOS–E–IDOSOS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23044 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1029 "inscrito_id" => 2378 "titulo" => "LEGO EDUCATION CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE JOVENS–ADULTOS–E–IDOSOS" "resumo" => "A educação na Sociedade do Conhecimento aderiu aos avanços das novas tecnologias, como aos supercomputadores, softwares educativos, Internet Web1-2-3, mas compreendeu que a robótica infantil tem seu papel hermenêutico na construção de bloco a bloco, assim como acontece na formação do cidadão – por etapas–. Dessa forma, foi escolhido o material “Blocos de LEGO”, no sentido de prestigiar novas ferramentas didáticas que são adquiridas pelas instituições públicas no sentido de ajudar a construir competências, também, a educandos desde a Educação Infantil, mas desta vez optou-se pelos de necessidades de Educação Especial, ou seja, de necessidades específicas. Neste sentido, este estudo objetivou investigar o desenvolvimento cognitivo de seis educandos especiais do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em dois grupos (H1, M2, M3) e (H2, H3, H4) quando submetidos às atividades didáticas com material da LEGO e identificar evoluções de competências quanto ao nível de Concentração (C), Interação (I) e Oralidade (O), e compreensão no momento de apresentar o que foi construído após estas atividades lúdico-construtivistas. Foram explorados temas propostos pelo Lego Education, como: vida urbana, máquinas e transportes, casa e campo. Numa sequência crescente de dificuldades, foram iniciados os trabalhos com conceitos mediados sobre articulações e engrenagens, formato dos eventos das construções e apresentações individuais de cada equipamento em miniatura. Cada educando expressou oralmente a construção do grupo, dificuldades e sua importância social. Diante dos resultados acompanhados, pôde-se perceber que as experiências de vida trazida pelos educandos do EJAI puderam facilitar na contextualização dos temas e nas construções de “Blocos da Lego”. Todas as competências almejadas foram contempladas em 4/6 dos educandos de forma significativa. Dos demais, M2 é deficiente em um dos membros superiores e necessitou de ajuda dos outros, conduzindo mesmo com dificuldades a missão de seu grupo; o último, H4, abandonou o evento na metade de suas atividades por necessidades específicas. Assim, o material “LEGO®” criado por Ole Kirk Kristiansen deve ser recomendado a alunos com necessidades educacionais específicas, em salas de aulas. Entretanto, acredita-se que toda tecnologia inovadora necessita do mesmo planejamento ostensivo. Que para tratar de pessoas com necessidades especiais, a arte de ensinar deva existir muita dedicação por parte do educador. Dessa forma, seriam bem pertinentes novas verificações em pesquisas tratando de grupos com especificidades comuns, metodologias apropriadas e análises por categorias de novos casos. Portanto, este será nosso próximo desafio. A concepção subjacente a este documento considera que a proposta da Educação Inclusiva implica em mudanças estruturais nos sistemas educacionais, ou seja, a adoção de um novo paradigma educacional fundamentado no processo de construção do conhecimento e no respeito à diferença. Portanto, com os jovens, adultos e idosos este será o nosso próximo sonho!" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS-ADULTOS-E-IDOSOS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA14_ID2378_23102016225643.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEGUNDES MACIEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PROF MACIEL" "autor_email" => "admaciel11@gmail.com" "autor_ies" => "PREFEITURA DO RECIFE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23044 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1029 "inscrito_id" => 2378 "titulo" => "LEGO EDUCATION CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE JOVENS–ADULTOS–E–IDOSOS" "resumo" => "A educação na Sociedade do Conhecimento aderiu aos avanços das novas tecnologias, como aos supercomputadores, softwares educativos, Internet Web1-2-3, mas compreendeu que a robótica infantil tem seu papel hermenêutico na construção de bloco a bloco, assim como acontece na formação do cidadão – por etapas–. Dessa forma, foi escolhido o material “Blocos de LEGO”, no sentido de prestigiar novas ferramentas didáticas que são adquiridas pelas instituições públicas no sentido de ajudar a construir competências, também, a educandos desde a Educação Infantil, mas desta vez optou-se pelos de necessidades de Educação Especial, ou seja, de necessidades específicas. Neste sentido, este estudo objetivou investigar o desenvolvimento cognitivo de seis educandos especiais do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em dois grupos (H1, M2, M3) e (H2, H3, H4) quando submetidos às atividades didáticas com material da LEGO e identificar evoluções de competências quanto ao nível de Concentração (C), Interação (I) e Oralidade (O), e compreensão no momento de apresentar o que foi construído após estas atividades lúdico-construtivistas. Foram explorados temas propostos pelo Lego Education, como: vida urbana, máquinas e transportes, casa e campo. Numa sequência crescente de dificuldades, foram iniciados os trabalhos com conceitos mediados sobre articulações e engrenagens, formato dos eventos das construções e apresentações individuais de cada equipamento em miniatura. Cada educando expressou oralmente a construção do grupo, dificuldades e sua importância social. Diante dos resultados acompanhados, pôde-se perceber que as experiências de vida trazida pelos educandos do EJAI puderam facilitar na contextualização dos temas e nas construções de “Blocos da Lego”. Todas as competências almejadas foram contempladas em 4/6 dos educandos de forma significativa. Dos demais, M2 é deficiente em um dos membros superiores e necessitou de ajuda dos outros, conduzindo mesmo com dificuldades a missão de seu grupo; o último, H4, abandonou o evento na metade de suas atividades por necessidades específicas. Assim, o material “LEGO®” criado por Ole Kirk Kristiansen deve ser recomendado a alunos com necessidades educacionais específicas, em salas de aulas. Entretanto, acredita-se que toda tecnologia inovadora necessita do mesmo planejamento ostensivo. Que para tratar de pessoas com necessidades especiais, a arte de ensinar deva existir muita dedicação por parte do educador. Dessa forma, seriam bem pertinentes novas verificações em pesquisas tratando de grupos com especificidades comuns, metodologias apropriadas e análises por categorias de novos casos. Portanto, este será nosso próximo desafio. A concepção subjacente a este documento considera que a proposta da Educação Inclusiva implica em mudanças estruturais nos sistemas educacionais, ou seja, a adoção de um novo paradigma educacional fundamentado no processo de construção do conhecimento e no respeito à diferença. Portanto, com os jovens, adultos e idosos este será o nosso próximo sonho!" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS-ADULTOS-E-IDOSOS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA14_ID2378_23102016225643.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEGUNDES MACIEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PROF MACIEL" "autor_email" => "admaciel11@gmail.com" "autor_ies" => "PREFEITURA DO RECIFE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }