CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O BULLYING EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22764 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 918 "inscrito_id" => 1081 "titulo" => "CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O BULLYING EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Nas últimas décadas, a escola vem servindo como cenário de situações violentas, que repercutem nas relações interpessoais estabelecidas entre os sujeitos neste espaço. Dentre os tipos de violência escolar que ocorre entre pares, o mais comum é o bullying, que faz referência a atos de agressão de um aluno contra outro, caracterizado pela repetitividade, intencionalidade e desigualdade de poder. Diante da elevada taxa de ocorrência desse fenômeno no ambiente escolar e considerando suas consequências nocivas para o desenvolvimento e a saúde dos envolvidos, o objetivo deste artigo foi relatar a experiência de um trabalho desenvolvido em um projeto de extensão em Psicologia Escolar/Educacional com alunos do ensino fundamental de uma escola municipal de Campina Grande- PB. Ressalta-se que as intervenções realizadas pretenderam conhecer as concepções dos discentes sobre o bullying, bem como conscientizá-los, sensibilizá-los e orientá-los acerca dessa prática. Os resultados dessa experiência apontaram para a presença do fenômeno em todas as turmas trabalhadas, corroborando com a literatura que alerta para a alta incidência do bullying nos estabelecimentos de ensino. Desse modo, ao oportunizar o “pensar” e o “fazer” a partir da compreensão do bullying escolar e de sua dinâmica na visão dos estudantes e ao incentivar o respeito às diferenças e a rejeição a qualquer forma de preconceito e discriminação, as intervenções contribuíram na construção de significados, ressignificações de concepções e possíveis mudanças de postura por parte dos atores sociais envolvidos. Portanto, faz-se urgente a ampliação de ações educativas direcionadas para a conscientização e reflexão a respeito dos riscos causados por esse fenômeno. Assim, ações como as relatadas neste trabalho devem ser realizadas amplamente com a participação não só de alunos, mas também da família, escola e comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL;, BULLYING;, RELATO DE EXPERIÊNCIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID1081_23102016155059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMELA DUARTE CORDEIRO LEAL" "autor_nome_curto" => "SÂMELA DUARTE" "autor_email" => "sameladcl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22764 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 918 "inscrito_id" => 1081 "titulo" => "CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O BULLYING EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Nas últimas décadas, a escola vem servindo como cenário de situações violentas, que repercutem nas relações interpessoais estabelecidas entre os sujeitos neste espaço. Dentre os tipos de violência escolar que ocorre entre pares, o mais comum é o bullying, que faz referência a atos de agressão de um aluno contra outro, caracterizado pela repetitividade, intencionalidade e desigualdade de poder. Diante da elevada taxa de ocorrência desse fenômeno no ambiente escolar e considerando suas consequências nocivas para o desenvolvimento e a saúde dos envolvidos, o objetivo deste artigo foi relatar a experiência de um trabalho desenvolvido em um projeto de extensão em Psicologia Escolar/Educacional com alunos do ensino fundamental de uma escola municipal de Campina Grande- PB. Ressalta-se que as intervenções realizadas pretenderam conhecer as concepções dos discentes sobre o bullying, bem como conscientizá-los, sensibilizá-los e orientá-los acerca dessa prática. Os resultados dessa experiência apontaram para a presença do fenômeno em todas as turmas trabalhadas, corroborando com a literatura que alerta para a alta incidência do bullying nos estabelecimentos de ensino. Desse modo, ao oportunizar o “pensar” e o “fazer” a partir da compreensão do bullying escolar e de sua dinâmica na visão dos estudantes e ao incentivar o respeito às diferenças e a rejeição a qualquer forma de preconceito e discriminação, as intervenções contribuíram na construção de significados, ressignificações de concepções e possíveis mudanças de postura por parte dos atores sociais envolvidos. Portanto, faz-se urgente a ampliação de ações educativas direcionadas para a conscientização e reflexão a respeito dos riscos causados por esse fenômeno. Assim, ações como as relatadas neste trabalho devem ser realizadas amplamente com a participação não só de alunos, mas também da família, escola e comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL;, BULLYING;, RELATO DE EXPERIÊNCIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID1081_23102016155059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMELA DUARTE CORDEIRO LEAL" "autor_nome_curto" => "SÂMELA DUARTE" "autor_email" => "sameladcl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }