Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ENSINO RELIGIOSO INTERFACES COM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA, CIÊNCIAS DA RELIGIAO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-17 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE RELIGIOSA
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O trabalho pretende refletir a inclusão a partir do ensino religioso tendo como referencial a educação problematizadora abordada por Paulo Freire na obra Pedagogia do Oprimido. Nossa reflexão aborda o ensino religioso a partir do aporte das Ciências da Religião que defende a interpretação do fenômeno religioso com base na transdisciplinaridade. As mudanças de modelo de Ensino Religioso (ER), inicalmente catequético e dogmático, depois teológica, em seguida epistemológico nos dão suporte para fazer uma reflexão comparativa com a abordagem de uma educação problematizadora de Freire e o Ensino Religioso fundamentada nos estudos das Ciências da Religião, isso significa pensar a inclusão a partir de uma educação que defende os princípios ético, solidários e justo.

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