As novas tecnologias ligadas à comunicação avançam de forma acelerada e notória. A cada dia surgem novas ferramentas que se sobressaem a outras na busca de uma constante e latente insatisfação de tornar as relações humanas mais estreitas. Nesta perspectiva podemos considerar que o gênero discursivo consiste numa ferramenta essencial para comunicação e as redes sociais parte integrante desta comunicação, como ferramenta de inclusão em uma área digital. Faremos um estudo a cerca da relação existente entre as novas formas de comunicação digitais tendo como base o twitter e os gêneros discursivos na sua totalidade a partir de uma proposta de ensino de Produção Textual em uma escola pública de ensino. Para isso, tivemos como metodologias oficinas textuais com diversos gêneros discursivos midiáticos, para posteriormente, apresentar o Twitter e sua estrutura textual para os alunos de uma turma regular de ensino.
Dessa forma, atividades tendo como base as TIC’s e as redes sociais propiciam aos alunos uma forma de aprendizagem com inclusão digital a partir de atividades pensadas e elaboradas para atender as necessidades da sala de aula. Embora tenha sido escolhido uma rede social, a atividade teve como princípio básico explorar a língua e suas multifaces, indo além de normas, mas explorando sua estrutura como norma e com sua variedade linguística.
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Palavras- chave: TIC’s. Twitter; Produção textual e Inclusão.