O presente trabalho objetivou a experiência de formação inicial dos discentes do curso de Educação Física do UNIPÊ, participantes do Programa PIBID, dentro do contexto escolar a partir do estudo e investigação do conteúdo de Jogos e Brincadeiras Populares como forma de inclusão da criança com deficiência física na educação física escolar. Foi realizado através de aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Eugênio Lins de Albuquerque, localizada no bairro do Ernesto Geisel, na cidade de João pessoa- PB. Privilegiou cerca de cento e oitenta discentes de ambos os sexos, estando incluídas entre elas duas crianças cadeirantes, pertencentes à primeira fase do ensino fundamental (Pré I ao 4º ano), com idade entre 05 e 11 anos, no turno da manhã, com uma intervenção semanal de duas aulas de 30 minutos de duração em cada turma, entre os meses de julho a outubro de 2016, onde os mesmos puderam compreender e ultrapassar a ideia de vivenciar a educação física como uma prática voltada apenas para o ensino do gesto motor correto, mas como uma possibilidade de problematizar, interpretar, inter-relacionar e ampliar suas manifestações de cultura corporal do movimento, de forma a perceber os sentidos e significados intrínsecos a essas práticas corporais, através das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Assim, como forma de alcançar essas dimensões, esse trabalho apresenta o desenvolvimento da prática da iniciação à docência em educação física, possibilitado a partir das experiências dos discentes no PIBID do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, pela sistematização do conhecimento jogos e brincadeiras populares como conteúdo.