A utilização de plantas que apresentam princípios ativos medicinais é conhecida e propagada entre gerações. Seu uso pela humanidade evidencia-se que o conhecimento sobre os diferentes tipos e propriedades de plantas medicinais pode contribuir para a permanência e para a disseminação dos saberes e valores populares visando à aquisição de hábitos individuais e coletivos promotores de uma cultura atenta à vida e ao bem estar social, frente aos diversos problemas de saúde que vêm acometendo a população nessas últimas décadas. A escola com o seu papel de formar sujeitos multiplicadores de informações, resgatando a cultura popular local, para o fortalecimento da identidade pessoal e cultural tendo como ferramenta a Educação Ambiental exerce um papel relevante dentro dos currículos escolares. O presente trabalho resultou de uma pesquisa exploratória o qual foram aplicados questionário totalizando vinte questões. A pesquisa foi realizada com vinte e dois alunos/as da turma terminal do Ensino Médio, com idade entre dezesseis e dezoito anos. A escola esta, localizada na área urbana, no Município de Paudalho – PE, Zona da Mata. A partir dos resultados parciais, que já foram obtidos, inferimos que a escola necessita investir em ações que sensibilize para o uso das plantas medicinais, a fim de resgatar a cultura tradicional do povo para a sua valorização, principalmente no que diz respeito à manutenção da biodiversidade local, e o fortalecimento da(s) identidade(s) local.