PLANTAS MEDICINAIS E AGROECOLOGIA: RESGATANDO VALORES TRADICIONAIS A APARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23205 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 260 "titulo" => "PLANTAS MEDICINAIS E AGROECOLOGIA: RESGATANDO VALORES TRADICIONAIS A APARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A utilização de plantas que apresentam princípios ativos medicinais é conhecida e propagada entre gerações. Seu uso pela humanidade evidencia-se que o conhecimento sobre os diferentes tipos e propriedades de plantas medicinais pode contribuir para a permanência e para a disseminação dos saberes e valores populares visando à aquisição de hábitos individuais e coletivos promotores de uma cultura atenta à vida e ao bem estar social, frente aos diversos problemas de saúde que vêm acometendo a população nessas últimas décadas. A escola com o seu papel de formar sujeitos multiplicadores de informações, resgatando a cultura popular local, para o fortalecimento da identidade pessoal e cultural tendo como ferramenta a Educação Ambiental exerce um papel relevante dentro dos currículos escolares. O presente trabalho resultou de uma pesquisa exploratória o \tqual foram aplicados questionário totalizando vinte questões. A pesquisa foi realizada com vinte e dois alunos/as da turma terminal do Ensino Médio, com idade entre dezesseis e dezoito anos. A escola esta, localizada na área urbana, no Município de Paudalho – PE, Zona da Mata. A partir dos resultados parciais, que já foram obtidos, inferimos que a escola necessita investir em ações que sensibilize para o uso das plantas medicinais, a fim de resgatar a cultura tradicional do povo para a sua valorização, principalmente no que diz respeito à manutenção da biodiversidade local, e o fortalecimento da(s) identidade(s) local." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "PLANTAS MEDICINAIS, TRADIÇÃO LOCAL, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA1_ID260_13092016162417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA ALVES DE BRITO" "autor_nome_curto" => "RENATA BRITO" "autor_email" => "renataalvesdebrito@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23205 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 260 "titulo" => "PLANTAS MEDICINAIS E AGROECOLOGIA: RESGATANDO VALORES TRADICIONAIS A APARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A utilização de plantas que apresentam princípios ativos medicinais é conhecida e propagada entre gerações. Seu uso pela humanidade evidencia-se que o conhecimento sobre os diferentes tipos e propriedades de plantas medicinais pode contribuir para a permanência e para a disseminação dos saberes e valores populares visando à aquisição de hábitos individuais e coletivos promotores de uma cultura atenta à vida e ao bem estar social, frente aos diversos problemas de saúde que vêm acometendo a população nessas últimas décadas. A escola com o seu papel de formar sujeitos multiplicadores de informações, resgatando a cultura popular local, para o fortalecimento da identidade pessoal e cultural tendo como ferramenta a Educação Ambiental exerce um papel relevante dentro dos currículos escolares. O presente trabalho resultou de uma pesquisa exploratória o \tqual foram aplicados questionário totalizando vinte questões. A pesquisa foi realizada com vinte e dois alunos/as da turma terminal do Ensino Médio, com idade entre dezesseis e dezoito anos. A escola esta, localizada na área urbana, no Município de Paudalho – PE, Zona da Mata. A partir dos resultados parciais, que já foram obtidos, inferimos que a escola necessita investir em ações que sensibilize para o uso das plantas medicinais, a fim de resgatar a cultura tradicional do povo para a sua valorização, principalmente no que diz respeito à manutenção da biodiversidade local, e o fortalecimento da(s) identidade(s) local." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "PLANTAS MEDICINAIS, TRADIÇÃO LOCAL, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA1_ID260_13092016162417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA ALVES DE BRITO" "autor_nome_curto" => "RENATA BRITO" "autor_email" => "renataalvesdebrito@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }