A Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada a atividade e participação de pessoas com deficiências, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Ressaltando que a aprendizagem é um processo vincular com dois personagens – quem ensina e quem aprende um vínculo que se estabelece entre ambos, sendo que é no íntimo deste vínculo humano, que se processa a aprendizagem. O estudo apresenta a importância da tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem na inclusão social, assim tendo como objetivo mostrar uma revisão bibliográfica promovendo o entendimento da prática pedagógica do professor de Educação Especial acerca da tecnologia assistiva e enfatizando os recursos tecnológicos direcionados para pessoas cegas e com baixa visão. Conforme o estudo, a Tecnologia Assistiva compreende em proporcionar ao portador de necessidades especiais a oportunidade de desenvolver uma independência com melhores habilidades, assim controlando seu ambiente de aprendizado e trabalho para um Atendimento Educacional Especializado de qualidade, em virtude de uma qualidade de vida, independência e autonomia.