A história passou a ser considerada ciência a partir da Escola Metódica no século XVII, com o passar do tempo diversas mudanças aconteceram principalmente no que diz respeito às concepções de como a história é constituída e como se deve transmiti-la em sala de aula, atualmente a história vem sendo reconhecida como uma disciplina fundamental na formação de indivíduos críticos. Essas mudanças provocaram transformações na maneira do professor transmitir os conteúdos de História. Dessa forma, o presente artigo visa abordar o jogo Age of Empires II: The Age of Kings, criado pela empresa Enseble Studios da Microsoft em 1999, da série Age of Empire como uma possibilidade metodológica para o professor de história trabalhar os conteúdos dessa disciplina, mas precisamente os temas ligados da Idade Média ao Renascimento. Nesse sentido, entendemos que o jogo Age of Empires II: The Age of Kings, através da sua ludicidade se torna um campo de possibilidade de inovação no Ensino de História, além de assumir um papel importante para transmissão do saber histórico. O discurso metodológico proposto neste ensaio seguiu os preceitos do estudo exploratório, através de pesquisa bibliográfica.