O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23162 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 867 "inscrito_id" => 3544 "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo versa sobre os conceitos de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), que se aplicam às necessidades educacionais dos alunos com deficiência. Nossa lente de pesquisa terá como foco as contribuições das TIC’s na educação, mostrando a relevância de se obter uma formação docente mais coerente com as exigências atuais, a fim criar condições favoráveis para o uso apropriado das tecnologias, evidenciando a forma que elas podem e devem ser utilizadas teórico e metodologicamente, garantindo assim, que a pessoa com deficiência seja/esteja incluída não apenas no espaço físico da escola, mas, que esteja verdadeiramente aprendendo. Buscamos explicitar alguns avanços em termos de políticas públicas desenvolvidas para a melhoria da educação das pessoas com deficiência na última década, atentando para as dicotomias existentes entre as leis vigentes e a realidade da maioria das escolas do Brasil. Destacamos nesse processo a importância dos espaços de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo este, o centro do processo de ensino-aprendizagem do educando com deficiência, pois, além de promover a interação social entre todos os alunos, é um lugar apropriado para o uso das tecnologias. Para a construção do trabalho nos reportamos às recomendações de Lima e Mioto (2007), no que diz respeito aos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, bem como em autores que discutem as temáticas investigadas neste estudo, como Costa e Silva (2013) que conceitua as tecnologias, Pletsch (2009), que discute a formação docente para a educação inclusiva, e Giroto et. al. (2012) que discute a inserção das tecnologias dentro do contexto da educação especial. Os achados da pesquisa nos levam a concluir que, os progressos políticos existentes no contexto escolar atual para a educação da pessoa com deficiência, são de grande valia e extremamente importantes para essa modalidade de ensino. Urge, portanto, compreender os processos pedagógicos necessários à aprendizagem do aluno com deficiência, bem como conhecer a especificidade de cada necessidade especial, para que utilizemos de forma consciente as tecnologias na educação, a fim de proporcionar ao estudante com deficiência todas as possibilidades para que ele seja verdadeiramente incluído, sabendo que, estar no espaço físico escolar não garante necessariamente a inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA, FORMAÇÃO DOCENTE ESPECIALIZADA., AEE, AEE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID3544_22102016182312.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA RODRIGUES ANIZIO LIRA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA LIRA" "autor_email" => "jessica.rodrigues.jp@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23162 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 867 "inscrito_id" => 3544 "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo versa sobre os conceitos de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), que se aplicam às necessidades educacionais dos alunos com deficiência. Nossa lente de pesquisa terá como foco as contribuições das TIC’s na educação, mostrando a relevância de se obter uma formação docente mais coerente com as exigências atuais, a fim criar condições favoráveis para o uso apropriado das tecnologias, evidenciando a forma que elas podem e devem ser utilizadas teórico e metodologicamente, garantindo assim, que a pessoa com deficiência seja/esteja incluída não apenas no espaço físico da escola, mas, que esteja verdadeiramente aprendendo. Buscamos explicitar alguns avanços em termos de políticas públicas desenvolvidas para a melhoria da educação das pessoas com deficiência na última década, atentando para as dicotomias existentes entre as leis vigentes e a realidade da maioria das escolas do Brasil. Destacamos nesse processo a importância dos espaços de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo este, o centro do processo de ensino-aprendizagem do educando com deficiência, pois, além de promover a interação social entre todos os alunos, é um lugar apropriado para o uso das tecnologias. Para a construção do trabalho nos reportamos às recomendações de Lima e Mioto (2007), no que diz respeito aos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, bem como em autores que discutem as temáticas investigadas neste estudo, como Costa e Silva (2013) que conceitua as tecnologias, Pletsch (2009), que discute a formação docente para a educação inclusiva, e Giroto et. al. (2012) que discute a inserção das tecnologias dentro do contexto da educação especial. Os achados da pesquisa nos levam a concluir que, os progressos políticos existentes no contexto escolar atual para a educação da pessoa com deficiência, são de grande valia e extremamente importantes para essa modalidade de ensino. Urge, portanto, compreender os processos pedagógicos necessários à aprendizagem do aluno com deficiência, bem como conhecer a especificidade de cada necessidade especial, para que utilizemos de forma consciente as tecnologias na educação, a fim de proporcionar ao estudante com deficiência todas as possibilidades para que ele seja verdadeiramente incluído, sabendo que, estar no espaço físico escolar não garante necessariamente a inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA, FORMAÇÃO DOCENTE ESPECIALIZADA., AEE, AEE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID3544_22102016182312.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA RODRIGUES ANIZIO LIRA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA LIRA" "autor_email" => "jessica.rodrigues.jp@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }