O estágio não garante uma preparação completa, mas é considerado de indubitável importância para essa formação, é capaz de provocar a articulação de teoria e prática para o aluno enquanto estagiário, havendo a necessidade de investigação para preencher as lacunas durante a formação dos futuros professores. O processo de aprendizagem dos estudantes está baseada principalmente pelas notas, estas garantem a aprovação, ainda dessa forma nas escolas e muitas vezes na universidade. A experiência de observação e prática vivenciada no componente curricular de Ciências Biológicas em aulas no 6º ano C e 2º ano A, em uma escola pública situada em Campina Grande-PB, relatando a relação entre a participação da universidade, estagiário, escola e gestão escolar, como também, a vivência do início a prática docente que faz parte da formação do futuro professor que deverá ser um facilitador na sala de aula com o processo do ensino de aprendizagem que atualmente enfrenta desafios. Tendo sido este o primeiro contato com a prática docente em sala de aula, são descritas o modo como ocorrem as aulas e a interação com os alunos. Aparentemente, a maioria dos professores não obteve uma eficiente preparação na sua formação. Neste processo evidenciou-se a necessidade de uma prática transformadora que promova o aprendizado dos alunos com autonomia e motivação para o ensino de aprendizagem crítico, procurando colocar em prática na sala de aula esse ensino transformador que ainda possui inúmeras barreiras tanto no âmbito da formação nas universidades quanto na realidade da escola pública, por isso, essa investigação faz-se necessária para contribuir com reformulações de grade nos cursos de licenciatura.
Palavras-chave: Estágio, Futuro professor, Ensino aprendizagem.