Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DAS REGIÕES DO BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: PROJETOS PEDAGÓGICOS, LITERATURA DE CORDEL, HABILIDADE DE LEITURA Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A cultura letrada é uma necessidade que se torna, a cada dia, mais essencial na sociedade globalizada. Não basta ter a capacidade de decodificar letras, não basta saber ler e escrever, é vital desenvolver a capacidade de compreender o que está sendo lido, conseguir inter-relacionar este saber com os múltiplos conhecimentos adquiridos previamente. Esta habilidade oferece vantagens não apenas às pessoas que a detém, mas às nações as quais elas pertencem. Um grande desafio no ensino, principalmente nas instituições públicas é superar a situação de fracasso comumente diagnosticado nesse cenário. Para superarmos esse problema se faz necessário uma releitura da prática pedagógica que está sendo utilizada, para desse modo tentar incluir o aluno no espaço escolar como protagonista do saber. O uso de projetos pedagógicos que possam ser trabalhados paralelamente ao currículo base das disciplinas, tem sido uma ferramenta que ganha mais destaque em escolas que almejam oferecer um ensino de melhor qualidade e assim cumprir seu papel de formação cidadã e para o mercado de trabalho. O uso da literatura de cordel é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de habilidades de leitura escrita e oralidade, principalmente na área de humanas. Ele tem simplicidade em sua estrutura, o que facilita a sua leitura; ele faz uso de informações do cotidiano, o que permite uma inter-relação de conhecimentos; é escrito em forma de poesia rimada, o que facilita assimilação da informação que pode ser dinamizada pelo professor para transformá-la em conhecimento, e oferece a possibilidade de ser lido (declamado) ou cantado o que instiga a curiosidade e o desenvolvimento de expressão oral e corporal, oferecendo uma relação direta entre autor-leitor. Trabalhar com cordel mexe diretamente com emoções, e isto se faz cada vez mais necessário, tanto para atingir os objetivos didáticos, como o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e oralidade, quanto de realização profissional, dado que o fardo do trabalho tende a render bons frutos que nos fortalece a continuar tentando fazer da educação uma possibilidade de transformação social. O relato é fruto da experiência do projeto pedagógico “CordaGeo: um estudo das regiões do Brasil a partir da literatura de cordel”, que foi elaborado a fim de contribuir no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e oralidade entre os alunos, do qual resultou o “CordaGeo Regional” um folheto de cordel produzido pela professora orientadora inspirada nas pesquisas e produção de versos que os alunos realizaram sobre a temática no decorrer do trabalho.O mesmo foi aplicado no ano de 2016 com alunos do 7°B da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Carlos Pessoa Filho- Aroeiras/PB.

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