Este estudo trata das dificuldades emocionais e problemas de conduta que afetam o processo de aprendizagem. Propõe a identificação das dificuldades emocionais e os problemas de conduta que se manifestam em sala de aula e sua posterior classificação a partir da tipologia proposta por Lopéz. Os procedimentos metodológicos estruturam-se a partir da revisão bibliográfica do aporte teórico sobre o tema, como também a distinção de problemas emocionais e de conduta e a identificação das dificuldades afetivas e de conduta que afetam as crianças em idade escolar. Também recorremos à aplicação de questionário junto a professores que atuam na educação infantil. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que os profissionais da educação estão conscientes de que o rendimento acadêmico dos alunos não depende somente de fatores ligados a escola e a sala de aula de modo específico, mas também está ligado a fatores extraclasse e que esses fatores desempenham forte influência sobre a postura e o comportamento dos educandos em seu cotidiano escolar. As reflexões resultantes deste estudo buscam contribuir no sentido de mostrar a necessidade de que a análise do rendimento acadêmico e do desempenho nas diversas esferas de atividade humana deve ser considerada a partir de uma perspectiva global que leve em conta fatores relativos às próprias crianças, mas também deve-se considerar os contextos situacionais e interpessoais nos quais a criança se desenvolve. É nossa pretensão, ainda, acreditar que este estudo possa contribuir com novas leituras acerca do processo de aprendizagem constituindo-se como uma leitura de interesse para universitários, estudiosos da Psicopedagogia e áreas afins.