Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPAÇO ACADÊMICO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA NO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PA

Palavra-chaves: ESPAÇO ACADÊMICO, ALUNOS ESPECIAIS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22527
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 727
    "inscrito_id" => 1241
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPAÇO ACADÊMICO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA NO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PA"
    "resumo" => "Vive-se em um século marcado pela revolução do meio técnico científico, onde há um crescimento significativo no número de alunos que ingressam no ensino superior e, com isso, tornam-se frequentes as reformas e construções de novas universidades para atender à gama de novatos no ambiente acadêmico, onde 10% destas vagas são destinadas a pessoas com necessidades especiais, portanto, é importante atentar para a infraestrutura destas universidades para receber estes alunos. Não é suficiente apenas lançar pessoas com necessidades especiais nas academias, é preciso observar se a instituição e os docentes estão preparados para tornar a educação de fato inclusiva, onde estes alunos tenham acesso ao ensino de qualidade em um ambiente propício. Para tal, faz-se necessária uma análise acerca da estrutura das universidades tanto para as aulas ministradas em sala de aula quanto nas in loco, chamadas aulas de campo, visto que estes alunos precisam estar inseridos em todas as atividades que os demais alunos participam. Infelizmente, nota-se que por ausência desses mecanismos os alunos sentem-se excluídos, somando-se ao constante preconceito. A partir daí surge a necessidade de reflexão sobre até que ponto se observa a educação inclusiva no espaço acadêmico. As políticas e o sistema de informações e orientações de qualquer caráter não são suficientes para a mudança de algumas atitudes dos discentes frente às minorias especiais. Nesta perspectiva, este trabalho busca analisar, a partir da vivência de uma tutoria, o acompanhamento de um aluno com necessidades especiais no curso de Licenciatura em Geografia do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, onde observa-se dificuldades vivenciadas por ele em experiências no contexto universitário. Nesse artigo, tem-se como objetivo a análise da exclusão de alunos especiais no ensino superior e a infraestrutura não inclusiva de alguns espaços da central de aulas do campus I da UEPB, que desfavorecem especialmente os cadeirantes. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa se deu primeiramente através de um levantamento bibliográfico, utilizando autores que tratam sobre a educação inclusiva, bem como entrevistas e observações, através do método de análise qualitativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "ESPAÇO ACADÊMICO, ALUNOS ESPECIAIS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID1241_13102016173720.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA RAMONA VIEIRA SALES"
    "autor_nome_curto" => "CARLA RAMONA"
    "autor_email" => "carlinhaa.r@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22527
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 727
    "inscrito_id" => 1241
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPAÇO ACADÊMICO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA NO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PA"
    "resumo" => "Vive-se em um século marcado pela revolução do meio técnico científico, onde há um crescimento significativo no número de alunos que ingressam no ensino superior e, com isso, tornam-se frequentes as reformas e construções de novas universidades para atender à gama de novatos no ambiente acadêmico, onde 10% destas vagas são destinadas a pessoas com necessidades especiais, portanto, é importante atentar para a infraestrutura destas universidades para receber estes alunos. Não é suficiente apenas lançar pessoas com necessidades especiais nas academias, é preciso observar se a instituição e os docentes estão preparados para tornar a educação de fato inclusiva, onde estes alunos tenham acesso ao ensino de qualidade em um ambiente propício. Para tal, faz-se necessária uma análise acerca da estrutura das universidades tanto para as aulas ministradas em sala de aula quanto nas in loco, chamadas aulas de campo, visto que estes alunos precisam estar inseridos em todas as atividades que os demais alunos participam. Infelizmente, nota-se que por ausência desses mecanismos os alunos sentem-se excluídos, somando-se ao constante preconceito. A partir daí surge a necessidade de reflexão sobre até que ponto se observa a educação inclusiva no espaço acadêmico. As políticas e o sistema de informações e orientações de qualquer caráter não são suficientes para a mudança de algumas atitudes dos discentes frente às minorias especiais. Nesta perspectiva, este trabalho busca analisar, a partir da vivência de uma tutoria, o acompanhamento de um aluno com necessidades especiais no curso de Licenciatura em Geografia do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, onde observa-se dificuldades vivenciadas por ele em experiências no contexto universitário. Nesse artigo, tem-se como objetivo a análise da exclusão de alunos especiais no ensino superior e a infraestrutura não inclusiva de alguns espaços da central de aulas do campus I da UEPB, que desfavorecem especialmente os cadeirantes. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa se deu primeiramente através de um levantamento bibliográfico, utilizando autores que tratam sobre a educação inclusiva, bem como entrevistas e observações, através do método de análise qualitativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "ESPAÇO ACADÊMICO, ALUNOS ESPECIAIS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID1241_13102016173720.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA RAMONA VIEIRA SALES"
    "autor_nome_curto" => "CARLA RAMONA"
    "autor_email" => "carlinhaa.r@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Vive-se em um século marcado pela revolução do meio técnico científico, onde há um crescimento significativo no número de alunos que ingressam no ensino superior e, com isso, tornam-se frequentes as reformas e construções de novas universidades para atender à gama de novatos no ambiente acadêmico, onde 10% destas vagas são destinadas a pessoas com necessidades especiais, portanto, é importante atentar para a infraestrutura destas universidades para receber estes alunos. Não é suficiente apenas lançar pessoas com necessidades especiais nas academias, é preciso observar se a instituição e os docentes estão preparados para tornar a educação de fato inclusiva, onde estes alunos tenham acesso ao ensino de qualidade em um ambiente propício. Para tal, faz-se necessária uma análise acerca da estrutura das universidades tanto para as aulas ministradas em sala de aula quanto nas in loco, chamadas aulas de campo, visto que estes alunos precisam estar inseridos em todas as atividades que os demais alunos participam. Infelizmente, nota-se que por ausência desses mecanismos os alunos sentem-se excluídos, somando-se ao constante preconceito. A partir daí surge a necessidade de reflexão sobre até que ponto se observa a educação inclusiva no espaço acadêmico. As políticas e o sistema de informações e orientações de qualquer caráter não são suficientes para a mudança de algumas atitudes dos discentes frente às minorias especiais. Nesta perspectiva, este trabalho busca analisar, a partir da vivência de uma tutoria, o acompanhamento de um aluno com necessidades especiais no curso de Licenciatura em Geografia do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, onde observa-se dificuldades vivenciadas por ele em experiências no contexto universitário. Nesse artigo, tem-se como objetivo a análise da exclusão de alunos especiais no ensino superior e a infraestrutura não inclusiva de alguns espaços da central de aulas do campus I da UEPB, que desfavorecem especialmente os cadeirantes. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa se deu primeiramente através de um levantamento bibliográfico, utilizando autores que tratam sobre a educação inclusiva, bem como entrevistas e observações, através do método de análise qualitativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.