Este trabalho apresenta a trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil e em particular em Pernambuco estabelecendo relações com os diversos contextos históricos a partir das políticas públicas implementadas desde a Colônia até os dias atuais e identificando os mecanismos de acesso, permanência ou exclusão nessa modalidade de ensino no que diz respeito à educação formal. A análise efetuada mostra que a educação de jovens e adultos no Brasil tem caráter discriminatório e assistencialista, e aponta o que está sendo feito para promover a inclusão dos indivíduos que nela estão inseridos. Aborda também a importância da inclusão educacional para os cadeirantes da Educação de Jovens e Adultos que necessitam de um atendimento diferenciado; indispensável pensar no profissional que atua nessa área. Para isso apresenta a educação de jovens e adultos num conceito ampliado para entender os sujeitos envolvidos, o meio onde se ocorre, as dificuldades encontradas, e quais adaptações são necessárias para o aluno cadeirante no espaço em que vive. Relata o início da Educação de Jovens e Adultos e a educação inclusiva bem como os dilemas e desafios. A essa inclusão de cadeirantes destaca-se uma entrevista realizada no ambiente escolar como também os dados estatísticos de como vai a inclusão dos alunos especiais aqui no Brasil.