Este artigo origina-se de um estudo de mestrado em andamento, com enfoque nas narrativas de experiências formadoras, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação-POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. A investigação tem por objetivo comprenender por meio das narrativas (auto)biográficas e da ação reflexiva de um poeta popular como os saberes de histórias de vida e de experiências formadoras contribuíram para a (auto)formação e o seu desenvolvimento profissional e pessoal. O recorte trata-se aqui da narrativa de uma coordenadora pedagógica, atuante como formadora de alfabetizadores no Programa Brasil Alfabetizado no município de Baraúna-RN, que desenvolveu um trabalho pautado nos ensinamentos do educador Paulo Freire. As análises desenvolvidas tiveram como suporte teórico-meto¬dológico a abordagem (auto)biográfica em autores como JOSSO, 2010; MEDEIROS, 2013; PASSEGI, 2003; A motivação inicial para a realização desta pesquisa surgiu a partir da relação com a formação e experiência profissional da autora. Partiu-se do princípio de que as narrativas da prática pedagógica e experiência pessoal podem servir como base para a formação docente, pois o ato de refletir a vida provoca um repensar das ações e da forma de aprender a profissão. O trabalho com o método (auto) biográfico possibilita um exercício de escuta, uma ação na qual o sujeito da pesquisa escuta suas próprias experiências e analisa suas ações e age sobre elas com intuito de mediar à construção de um conhecimento significativo para si e para o outro. Pretende-se ao partilhar o trabalho e as práticas desta formadora evidenciar de que forma as narrativas autobiográficas se constituem importantes possibilidades formativas. Foi possível através da narrativa de vida e do diálogo com os autores, perceber a importância da escrita de si para a compreensão do processo em que o sujeito se fez professora-formadora. Experiências fecundas para a compreensão do desenvolvimento profissional. Narrar as experiências vivenciadas e nossas memórias na trajetória de formação consubstancia de forma significativa a transformação de nossa prática.