NARRATIVA DE UMA PROFESSORA-FORMADORA NA TRILHA DE UMA PRÁXIS EMANCIPATÓRIA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23071 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 638 "inscrito_id" => 3482 "titulo" => "NARRATIVA DE UMA PROFESSORA-FORMADORA NA TRILHA DE UMA PRÁXIS EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "Este artigo origina-se de um estudo de mestrado em andamento, com enfoque nas narrativas de experiências formadoras, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação-POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. A investigação tem por objetivo comprenender por meio das narrativas (auto)biográficas e da ação reflexiva de um poeta popular como os saberes de histórias de vida e de experiências formadoras contribuíram para a (auto)formação e o seu desenvolvimento profissional e pessoal. O recorte trata-se aqui da narrativa de uma coordenadora pedagógica, atuante como formadora de alfabetizadores no Programa Brasil Alfabetizado no município de Baraúna-RN, que desenvolveu um trabalho pautado nos ensinamentos do educador Paulo Freire. As análises desenvolvidas tiveram como suporte teórico-meto¬dológico a abordagem (auto)biográfica em autores como JOSSO, 2010; MEDEIROS, 2013; PASSEGI, 2003; A motivação inicial para a realização desta pesquisa surgiu a partir da relação com a formação e experiência profissional da autora. Partiu-se do princípio de que as narrativas da prática pedagógica e experiência pessoal podem servir como base para a formação docente, pois o ato de refletir a vida provoca um repensar das ações e da forma de aprender a profissão. O trabalho com o método (auto) biográfico possibilita um exercício de escuta, uma ação na qual o sujeito da pesquisa escuta suas próprias experiências e analisa suas ações e age sobre elas com intuito de mediar à construção de um conhecimento significativo para si e para o outro. Pretende-se ao partilhar o trabalho e as práticas desta formadora evidenciar de que forma as narrativas autobiográficas se constituem importantes possibilidades formativas. Foi possível através da narrativa de vida e do diálogo com os autores, perceber a importância da escrita de si para a compreensão do processo em que o sujeito se fez professora-formadora. Experiências fecundas para a compreensão do desenvolvimento profissional. Narrar as experiências vivenciadas e nossas memórias na trajetória de formação consubstancia de forma significativa a transformação de nossa prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "NARRATIVAS, BRASIL ALFABETIZADO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID3482_12102016225518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE DA COSTA BEZERRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ROSILENE RAMOS" "autor_email" => "rosilenerb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23071 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 638 "inscrito_id" => 3482 "titulo" => "NARRATIVA DE UMA PROFESSORA-FORMADORA NA TRILHA DE UMA PRÁXIS EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "Este artigo origina-se de um estudo de mestrado em andamento, com enfoque nas narrativas de experiências formadoras, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação-POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. A investigação tem por objetivo comprenender por meio das narrativas (auto)biográficas e da ação reflexiva de um poeta popular como os saberes de histórias de vida e de experiências formadoras contribuíram para a (auto)formação e o seu desenvolvimento profissional e pessoal. O recorte trata-se aqui da narrativa de uma coordenadora pedagógica, atuante como formadora de alfabetizadores no Programa Brasil Alfabetizado no município de Baraúna-RN, que desenvolveu um trabalho pautado nos ensinamentos do educador Paulo Freire. As análises desenvolvidas tiveram como suporte teórico-meto¬dológico a abordagem (auto)biográfica em autores como JOSSO, 2010; MEDEIROS, 2013; PASSEGI, 2003; A motivação inicial para a realização desta pesquisa surgiu a partir da relação com a formação e experiência profissional da autora. Partiu-se do princípio de que as narrativas da prática pedagógica e experiência pessoal podem servir como base para a formação docente, pois o ato de refletir a vida provoca um repensar das ações e da forma de aprender a profissão. O trabalho com o método (auto) biográfico possibilita um exercício de escuta, uma ação na qual o sujeito da pesquisa escuta suas próprias experiências e analisa suas ações e age sobre elas com intuito de mediar à construção de um conhecimento significativo para si e para o outro. Pretende-se ao partilhar o trabalho e as práticas desta formadora evidenciar de que forma as narrativas autobiográficas se constituem importantes possibilidades formativas. Foi possível através da narrativa de vida e do diálogo com os autores, perceber a importância da escrita de si para a compreensão do processo em que o sujeito se fez professora-formadora. Experiências fecundas para a compreensão do desenvolvimento profissional. Narrar as experiências vivenciadas e nossas memórias na trajetória de formação consubstancia de forma significativa a transformação de nossa prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "NARRATIVAS, BRASIL ALFABETIZADO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID3482_12102016225518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE DA COSTA BEZERRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ROSILENE RAMOS" "autor_email" => "rosilenerb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }