Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO DIGITAL: PROJETO ALFADOWN

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      A inclusão digital, também podendo ser denominada alfabetização digital, é semelhante à alfabetização escolar no processo de inclusão social, isso porque a inclusão digital está relacionada à questão da cidadania, do direito à informação e o papel do Estado. Para as pessoas com necessidades especiais (PNEs) as dificuldades para utilização de computadores vão além do acesso às máquinas e à rede, pois elas apresentam diferentes tipos de deficiências para as quais os softwares e hardwares, de forma geral, não estão preparados. O desafio passa então ao desenvolvimento de novas ferramentas que permitam a apropriação dos conceitos e habilidades inerentes à informática. Segundo estudos na área de educação especial, o desenvolvimento cognitivo das pessoas com Síndrome de Down apresenta o transcurso mais lento, mas, embora a Síndrome de Down seja uma consequência genética, a literatura ressalta que o ambiente sociocultural favorece e influencia o desenvolvimento de habilidades e capacidades do indivíduo. No paradigma da educação inclusiva, as necessidades educacionais especiais devem ser contempladas pela estrutura e recursos da escola, de forma que todos os alunos, independente do tipo de deficiência física ou intelectual, estejam inclusos. Nessa perspectiva, surgiu também a educação digital inclusiva, que busca democratizar o acesso e aprendizagem das ferramentas tecnológicas atuais. A capacitação dos profissionais a inclusão digital, anseia por desenvolver e criar novas alternativas para a Educação Especial com o apoio das tecnologias da informação e comunicação, presentes no mundo atual, principalmente relacionada aos ambientes virtuais. O projeto “A informática como Processo Facilitador da Alfabetização de Pessoas com Síndrome de Down – ALFADOWN”, é integrante do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS/CDEX/PROEX) da PUC Goiás. É um projeto de extensão universitária que propõe integrar a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, com foco no apoio à aquisição da linguagem escrita das pessoas com síndrome de Down e no desenvolvimento de habilidades sociais. Esse projeto foi instituído em 2003 e nasceu em uma parceria com a Associação Down de Goiás (ASDOWN). Nesse trabalho com mais de uma década de existência, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás tornou-se um espaço de convívio, de integração, de reflexão, de estudos e pesquisas sobre o processo de aprendizado das pessoas com síndrome de Down.\r\n
      O Alfadown tem como eixo condutor seu trabalho educativo que articula o ensino, a pesquisa e a extensão da PUC. Nesse contexto, o foco do trabalho é oferecer um apoio ao processo de aquisição da linguagem escrita pelos educandos Down tendo como recursos privilegiados as tecnologias digitais, em especial a ferramenta computacional.
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A inclusão digital, também podendo ser denominada alfabetização digital, é semelhante à alfabetização escolar no processo de inclusão social, isso porque a inclusão digital está relacionada à questão da cidadania, do direito à informação e o papel do Estado. Para as pessoas com necessidades especiais (PNEs) as dificuldades para utilização de computadores vão além do acesso às máquinas e à rede, pois elas apresentam diferentes tipos de deficiências para as quais os softwares e hardwares, de forma geral, não estão preparados. O desafio passa então ao desenvolvimento de novas ferramentas que permitam a apropriação dos conceitos e habilidades inerentes à informática. Segundo estudos na área de educação especial, o desenvolvimento cognitivo das pessoas com Síndrome de Down apresenta o transcurso mais lento, mas, embora a Síndrome de Down seja uma consequência genética, a literatura ressalta que o ambiente sociocultural favorece e influencia o desenvolvimento de habilidades e capacidades do indivíduo. No paradigma da educação inclusiva, as necessidades educacionais especiais devem ser contempladas pela estrutura e recursos da escola, de forma que todos os alunos, independente do tipo de deficiência física ou intelectual, estejam inclusos. Nessa perspectiva, surgiu também a educação digital inclusiva, que busca democratizar o acesso e aprendizagem das ferramentas tecnológicas atuais. A capacitação dos profissionais a inclusão digital, anseia por desenvolver e criar novas alternativas para a Educação Especial com o apoio das tecnologias da informação e comunicação, presentes no mundo atual, principalmente relacionada aos ambientes virtuais. O projeto “A informática como Processo Facilitador da Alfabetização de Pessoas com Síndrome de Down – ALFADOWN”, é integrante do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS/CDEX/PROEX) da PUC Goiás. É um projeto de extensão universitária que propõe integrar a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, com foco no apoio à aquisição da linguagem escrita das pessoas com síndrome de Down e no desenvolvimento de habilidades sociais. Esse projeto foi instituído em 2003 e nasceu em uma parceria com a Associação Down de Goiás (ASDOWN). Nesse trabalho com mais de uma década de existência, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás tornou-se um espaço de convívio, de integração, de reflexão, de estudos e pesquisas sobre o processo de aprendizado das pessoas com síndrome de Down. O Alfadown tem como eixo condutor seu trabalho educativo que articula o ensino, a pesquisa e a extensão da PUC. Nesse contexto, o foco do trabalho é oferecer um apoio ao processo de aquisição da linguagem escrita pelos educandos Down tendo como recursos privilegiados as tecnologias digitais, em especial a ferramenta computacional.

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