Este trabalho buscou averiguar a percepção de alunos do ensino médio sobre a problemática envolvendo o lixo, bem como a compreensão dos educandos quanto ao gerenciamento, conceituação e descarte final destes resíduos. A pesquisa foi realizada em Barra de Santa Rosa (PB) na escola “José Luiz Neto”. A execução do presente estudo foi baseada em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semi-estruturando constituído por perguntas sobre visão ambiental voltada para os resíduos sólidos. Foi concluído que os resultados apontam a necessidade de praticas em Educação Ambiental nas escolas, em relação ao lixo doméstico no âmbito das residências e em vias públicas, sendo preciso que haja nos discentes uma sensibilização no que diz respeito às questões socioambientais. As falhas constatadas no sistema de gerenciamento dos resíduos da cidade ocorrem, em grande parte, devido aos hábitos e comportamento das pessoas e de seus descuidos para com o meio em que vivem. A pesquisa aponta como possibilidade imediata de ação por parte da escola, a adesão da educação ambiental, que se apresenta como uma possibilidade viável de ser trabalhada a tomada de consciência, a participação de todos os discentes barrenses e o envolvimento dos vários segmentos da sociedade, levando-os a comportamentos ambientalmente adequados, para que deste modo, sejam incluídos em nossa sociedade alunos e cidadãos cuidadosos, promovendo um ambiente sustentável ocasionando conhecimento dos valores sobre o meio ambiente e promovendo a formação da cidadania.