Já é um ponto pacífico entre os pesquisadores, que as primeiras concepções e, até mesmas discussões, em torno das ideias do jogo e do jogar, advém da Antiguidade Clássica, na Grécia. Isso porque os gregos acreditavam que o jogo era algo de muita valia e imprescindível para que o cidadão da polis conseguisse alcançar a elevação do seu estado de espírito. E nas últimas décadas percebe-se que essas discussões também vêm ecoando no âmbito da escola brasileira, principalmente no nível do Ensino Fundamental I, enfatizando a utilização dos jogos matemáticos, com o intuito de facilitar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Entretanto, sabemos que a presença dos jogos na história do cotidiano da humanidade não é nada novo. E que, provavelmente, teve início com a própria evolução do homem enquanto ser. Nesse sentido, o presente artigo é fruto do projeto Inclusão dos jogos no ensino fundamental I: a contribuição para uma aprendizagem significativa, realizado uma escola privada da cidade de Campina Grande-PB, que por questão de ética preferimos não revelar o nome da instituição. A investigação desse projeto guiou-se através da pesquisa quantitativa, quando analisamos os dados obtidos no questionário através de gráficos. A investigação também se deu qualitativamente quando analisamos junto ao grupo do 4º ano as imagens fotográficas, dos mesmos jogando, momento em que as crianças tiveram a chance de expressar sua narrativa sobre as fotos que foram registradas no ato do jogo. Desse modo, o referido projeto foi realizado junto aos alunos do 4º ano objetivando apresentar um relato de experiência, com jogos matemáticos, na turma supracitada. Por acreditarmos que os jogos passaram a ser compreendidos como algo inerente a vida social de cada sujeito, de modo que não é mais encarado como um mero passatempo, simplesmente uma forma de liberar as tensões. Ou como se pensava certos setores tradicionais da sociedade, que via no jogo uma forma de desvirtuar a conduta e a moral. Também pretendemos analisar a receptividade das crianças quando tiveram os jogos como auxilio pedagógico e entender a narrativa dos alunos, quando se viram através das imagens que foram registradas no momento da realização da investigação. Desse modo, chegamos à conclusão que os jogos educativos, serviram de direcionamento para uma aprendizagem significativa e dinâmica junto aos alunos que participaram dessa pesquisa. Para tanto, estaremos tomando por base, principalmente, teóricos como PIAGET (1995); FORTUNA (2000); MOURA (2009) e ALVES (2003).