Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa conclusa, nas Escola de Referencias em Ensino Médio de Tempo Integral (EREMs), realizada na cidade de Caruaru – PE. Esta pesquisa partiu da inquietação: por que não encontramos alunos “deficientes” no Centro Acadêmico do Agreste? Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Desta forma, precisamos pesquisar as escolas de ensino médio, que é um dos meios de entrada para o ensino superior. Assim, o nosso objeto de estudo é a inserção de alunos “deficientes” nas EREMs. Temos como pressuposto que muitos jovens com alguma necessidade educacionais especiais não conseguem concluir o ensino médio, devido à falta de escola com acessibilidade e professores qualificados para atender as necessidades educacionais especiais desses alunos. O objetivo geral: compreender como acontece o processo inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de tempo integral de ensino médio em Caruaru-PE. Assim, buscamos identificar as principais propostas pedagógicas inclusivas utilizadas pelos professores que atendem alunos com deficiência na escola integral; analisando as práticas pedagógicas dos docentes que atendem alunos com deficiência nas escolas de tempo integral; também verificamos se a proposta curricular da escola de tempo integral atende as especificidades dos educandos com deficiência. Na metodologia trabalhamos com a observação participante e entrevistas semiestruturada. Além de análise dos Regimentos e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). Desta forma, os resultados mostram que ainda não acontece sistematicamente o ingresso do aluno especial nas EREMs, mas de forma assistencialista, e que essas instituições não trazem em seu Regimento ou PPP tópicos que tratem da inclusão de alunos especiais, o que mostra o quanto temos para avançar nos processos de educação inclusiva nas EREMs da cidade de Caruaru-PE.
Palavras–chave: educação inclusiva, inclusão, segregação, escola de referência em ensino médio.