EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DE REFERÊNCIAS EM ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL INCLUSÃO SEGREGAÇÃO.
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22869 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 591 "inscrito_id" => 1741 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DE REFERÊNCIAS EM ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL INCLUSÃO SEGREGAÇÃO." "resumo" => """ Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa conclusa, nas Escola de Referencias em Ensino Médio de Tempo Integral (EREMs), realizada na cidade de Caruaru – PE. Esta pesquisa partiu da inquietação: por que não encontramos alunos “deficientes” no Centro Acadêmico do Agreste? Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Desta forma, precisamos pesquisar as escolas de ensino médio, que é um dos meios de entrada para o ensino superior. Assim, o nosso objeto de estudo é a inserção de alunos “deficientes” nas EREMs. Temos como pressuposto que muitos jovens com alguma necessidade educacionais especiais não conseguem concluir o ensino médio, devido à falta de escola com acessibilidade e professores qualificados para atender as necessidades educacionais especiais desses alunos. O objetivo geral: compreender como acontece o processo inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de tempo integral de ensino médio em Caruaru-PE. Assim, buscamos identificar as principais propostas pedagógicas inclusivas utilizadas pelos professores que atendem alunos com deficiência na escola integral; analisando as práticas pedagógicas dos docentes que atendem alunos com deficiência nas escolas de tempo integral; também verificamos se a proposta curricular da escola de tempo integral atende as especificidades dos educandos com deficiência. Na metodologia trabalhamos com a observação participante e entrevistas semiestruturada. Além de análise dos Regimentos e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). Desta forma, os resultados mostram que ainda não acontece sistematicamente o ingresso do aluno especial nas EREMs, mas de forma assistencialista, e que essas instituições não trazem em seu Regimento ou PPP tópicos que tratem da inclusão de alunos especiais, o que mostra o quanto temos para avançar nos processos de educação inclusiva nas EREMs da cidade de Caruaru-PE.\r\n Palavras–chave: educação inclusiva, inclusão, segregação, escola de referência em ensino médio. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INCLUSÃO, SEGREGAÇÃO, ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID1741_12102016102124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RISONETE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RISONETE" "autor_email" => "risoneteprof@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE/CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22869 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 591 "inscrito_id" => 1741 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DE REFERÊNCIAS EM ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL INCLUSÃO SEGREGAÇÃO." "resumo" => """ Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa conclusa, nas Escola de Referencias em Ensino Médio de Tempo Integral (EREMs), realizada na cidade de Caruaru – PE. Esta pesquisa partiu da inquietação: por que não encontramos alunos “deficientes” no Centro Acadêmico do Agreste? Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Desta forma, precisamos pesquisar as escolas de ensino médio, que é um dos meios de entrada para o ensino superior. Assim, o nosso objeto de estudo é a inserção de alunos “deficientes” nas EREMs. Temos como pressuposto que muitos jovens com alguma necessidade educacionais especiais não conseguem concluir o ensino médio, devido à falta de escola com acessibilidade e professores qualificados para atender as necessidades educacionais especiais desses alunos. O objetivo geral: compreender como acontece o processo inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de tempo integral de ensino médio em Caruaru-PE. Assim, buscamos identificar as principais propostas pedagógicas inclusivas utilizadas pelos professores que atendem alunos com deficiência na escola integral; analisando as práticas pedagógicas dos docentes que atendem alunos com deficiência nas escolas de tempo integral; também verificamos se a proposta curricular da escola de tempo integral atende as especificidades dos educandos com deficiência. Na metodologia trabalhamos com a observação participante e entrevistas semiestruturada. Além de análise dos Regimentos e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). Desta forma, os resultados mostram que ainda não acontece sistematicamente o ingresso do aluno especial nas EREMs, mas de forma assistencialista, e que essas instituições não trazem em seu Regimento ou PPP tópicos que tratem da inclusão de alunos especiais, o que mostra o quanto temos para avançar nos processos de educação inclusiva nas EREMs da cidade de Caruaru-PE.\r\n Palavras–chave: educação inclusiva, inclusão, segregação, escola de referência em ensino médio. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INCLUSÃO, SEGREGAÇÃO, ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID1741_12102016102124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RISONETE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RISONETE" "autor_email" => "risoneteprof@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE/CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }